24 de abril de 2018
Educação: Projeto visa melhorar a comunicação entre aluno e escola

A palestra do professor e advogado Alessander Mendes prendeu a atenção de quem participou da apresentação do projeto “Eu Faço Parte”. Idealizado por gestores e professores da Escola Municipal Nazaré Rodrigues, com apoio da Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto visa estreitar relacionamentos entre escola e aluno. O evento aconteceu nessa segunda-feira (23.04) no auditório Wall Ferraz.

Buscando entender os motivos que levam determinados estudantes a um comportamento de indisciplina na sala de aula, o projeto irá melhorar a comunicação dentro da comunidade escolar. O palestrante Alessander Mendes mostrou maneiras de entender o estudante por meio da técnica da empatia, ou seja, o profissional foi orientado a tentar colocar-se na condição do aluno.

Segundo a secretária de educação do município, Dinair Veloso, o sucesso do “Eu Faço Parte” está relacionado à participação de todos. “O ‘Eu Faço Parte’ depende da participação coletiva. Muita coisa tem mudado na Educação de Timon e tudo feito por várias mãos, do vigia ao gestor. E principalmente com o apoio dos nossos alunos, pois é por eles que assumimos essa missão”.

Outra técnica abordada durante a palestra foi do Empoderamento. Alessander Mendes mostrou a professores, gestores e alunos como manter uma linha tênue de emoção dentro de sala. Através de suas vivências como professor em quase todo o território nacional, ele conseguiu despertar nos jovens questionamentos sobre assuntos citados. Ou seja, durante sua participação, técnicas foram utilizadas e todos estavam em exercício sem saber.

O empenho do corpo docente da Escola Nazaré Rodrigues reafirma o casamento que esses profissionais fizeram com a Educação de Timon. Resgatar valores sociais e transformar o ambiente educacional num espaço de autoestima e relações interpessoais mostra quão empenhados estão os professores e gestores da unidade de ensino.










