Durante dois dias Timon recebeu a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR), Superintendência de Gestão do Programa Cultura Viva e o Ministério da Cultura (Minc) para a realização de uma caravana cultural. As ações aconteceram na quarta (30/03) e quinta-feira (31/03) com diálogos para membros das cidades de Caxias; São Francisco; Matões e Parnarama – ligados à entidades públicas de cultura e classe artística local. A ação foi coordenada na cidade pela Prefeitura de Timon, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
O objetivo da Caravana é reconhecer pontos de cultura na região dos Cocais e integrá-los a outros pontos nacionais, além de orientá-los a concorrer editais de financiamento. O superintende de gestão do Programa Cultura Viva, Carlos Lula, comentou: “Essa caravana é uma política de Governo Federal onde o governador Flávio Dino percebeu que gera impactos sociais positivos para a população”. Timon é o segundo município do Maranhão que recebe a Caravana.
“A ideia de criação do Ponto de Cultura é como se fosse um centro em cada município brasileiro. Nosso objetivo é que esses pontos conversem entre si, através de uma plataforma digital, como se fosse uma “rede social” de cada grupo”, comentou o representante do Ministério da Cultura no Maranhão, Yuri Logrado. O município de Timon possui dois pontos de cultura: Fundação Cidadania e o Boi Riso da Mocidade do Mestre Maleiro.