Na década de 90, foi implantado no Maranhão um projeto chamado: Farol da Educação. A ideia chegou à cidade de Timon para ser um centro de realização de eventos educativos (Biblioteca) para moradores do Parque Alvorada e regiões circunvizinhas. Contudo, a ausência de infraestrutura e recursos gerou a subutilização do local. Agora o espaço receberá total apoio da Prefeitura de Timon e do Governo do Estado, onde além do apoio à pesquisa escolar e atividades que proporcionem a formação de leitores, o Farol da Educação será também um espaço de ações culturais e lazer.
Para atender as expectativas dos moradores, a parceria entre os governos proporcionará melhorias significativas. O conceito inicial é igualar as instalações da biblioteca com as modernas instalações das escolas municipais de Timon, com a instalação de ar-condicionados, por exemplo. A administração passará ser de responsabilidade do município, sendo gerenciada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC).
Nesta terça-feira, 28 de março, estiveram realizando uma visita in loco: secretária de Educação de Timon, Dinair Veloso; presidente da Fundação Municipal de Cultura, João Batista; diretor da Unidade Regional de Educação (URE), Regino Noleto; diretora executiva da FMC, Leylianne Monteiro; diretora do Departamento e Ensino da SEMED, Ceres Nolêto e o secretário adjunto de Cultura do Maranhão, Celso Brandão.
A diretora da FMC, Leylianne Monteiro, explica: “teremos um acervo com mais de 300 livros, um espaço onde teremos apresentações culturais: teatro, recitação de poemas, intervenções teatrais, lançamento de livros e muito mais. Resgatar nossa cultura é resgatar o Farol da Educação”, declarou.