19 de maio de 2017

Atividade lúdica aborda Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Numa parceria entre Prefeitura de Timon e Projeto Estação das Flores, as mensagens chegaram de maneira lúdica desde os pequeninos até os adolescentes

_EDI7346

Nessa quinta-feira (18) o país inteiro se mobilizou pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e em Timon não foi diferente. A Prefeitura em parceria com o projeto independente Estação das Flores levou algumas ações às crianças, jovens e aos pais a respeito de como combater e principalmente a quem recorrer em caso de violação de direitos (Disque 100).

Com programação iniciada desde o dia 15/05, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) está realizando uma série de atividades pelo município, a fim de levar esclarecimentos à população. As atividades da semana em favor dos direitos dos jovens timonenses seguem até este sábado, 20/05, encerrando com uma grande caminhada.

_EDI7441

Clarissa Mota, diretora da Proteção Social Especial, explica como a SEMDES elabora suas ações e fala sobre a importância de levar informações aos moradores. “A secretaria assiste essas crianças por meio do Centro de Referência Especializado na Assistência Social, onde elas recebem atendimento psicossocial, tanto as crianças como os pais. Um ponto importante é que não damos publicidade ao nosso trabalho no dia a dia para preservar essas pessoas. Contudo, falar sobre a semana de combate à violação de direitos dessas crianças e adolescentes é importante para que a gente consiga prevenir a reincidência dos fatos e o fortalecimento da base familiar. Vale ressaltar que nosso município é rico em políticas públicas de assistência social”.

Aproveitando a ligação que o Projeto Estação das Flores desenvolveu com crianças e Jovens que vivem nas imediações da antiga Estação Ferroviária, a Prefeitura de Timon enxergou uma parceria em potencial para tal atividade. Em outubro, a ideia completará dois anos de ocupação da antiga estação, que estava em desuso até a chegada do projeto.

_EDI7458

Carla Sena, uma das idealizadoras, explica de que maneira a junção com a Prefeitura facilita o acesso do público alvo às informações necessárias. “Andando pela comunidade, a gente percebeu que existem muitas crianças, além de ser uma área de risco. Há duas semanas, a secretaria nos procurou para realizar uma ação em conjunto. Aqui ofertamos cinema uma vez por semana, realizamos contação de história para incentivar a leitura, temos nossa biblioteca que são as geladeiras grafitadas, onde a comunidade contribui doando livros, além de teatro de bonecos, capoeira e artesanato para crianças. Essas ações são de forma independente e a cada dia surgem novas crianças e jovens interessados”.

_EDI7451

_EDI7448