• Portal da Transparência

22 de maio de 2025

Prefeitura de Timon e IBAMA devolvem aves silvestres à natureza

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou nessa quarta-feira (21) a soltura de aves silvestres no Sítio Tamboril, localizado no Povoado Flor do Campo. As aves foram resgatadas de situações de tráfico e criação ilegal e, após passarem por reabilitação, foram devolvidas ao seu habitat natural.

Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

A ação faz parte dos esforços conjuntos entre o município e órgãos ambientais para a preservação da fauna silvestre e promoção da conscientização sobre os impactos do tráfico de animais.

Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

As aves haviam sido apreendidas em operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em locais como Teresina e Caxias, algumas, inclusive, sendo transportadas ilegalmente a partir do Maranhão.

Fabiano Pessoa, analista ambiental do IBAMA, destacou a importância da ação. “Esses animais estão tendo agora a oportunidade de retornar para o ambiente natural, de onde nunca deveriam ter saído. Todos estão anilhados e registrados no sistema do IBAMA, o que permite que, futuramente, possam ser identificados em ações de pesquisa ou observação. Sempre é uma alegria para nós do IBAMA realizar uma soltura como essa, e agradecemos à Prefeitura de Timon, à SEMMA e ao proprietário do sítio por todo o apoio”, disse.

Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)

Durante a atividade, também foi reforçada a importância da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes, uma iniciativa da SEMMA para preservar as nascentes do município e fomentar práticas sustentáveis. Segundo Jairo Galvão, educador ambiental da SEMMA, a APA representa uma oportunidade não apenas para a conservação ambiental, mas também para o desenvolvimento do turismo ecológico e de base comunitária.

“A criação da APA das Nascentes vai possibilitar ações mais focadas em educação ambiental e observação de aves, além de representar uma alternativa de geração de renda para a população local. Já temos proprietários interessados em transformar suas áreas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são unidades de proteção integral. A soltura das aves também tem um papel pedagógico, mostrando que a observação e o cuidado com a natureza podem trazer benefícios maiores do que o aprisionamento dos animais em gaiolas”, explicou Jairo.

A SEMMA também incentiva que mais proprietários da região se cadastrem junto ao IBAMA como áreas aptas à soltura de animais silvestres. Esse processo envolve uma avaliação técnica da flora e fauna local para garantir que os ambientes ofereçam as condições ideais para a readaptação dos animais.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura