Durante dois dias, Timon se tornou a cidade do badminton Maranhense. O município, por iniciativa da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Semej), sediou, no último final de semana, o I Open Timonense da modalidade. Na oportunidade reuniu centenas de crianças, adolescentes e jovens representantes dos municípios de Timon, Parnarama, Presidente Dutra e de Teresina (PI). O Projeto Atletas de Futuro, que ao longo dos anos se consolida como celeiro de craques, confirmou o favoritismo e venceu a competição.
Os alunos timonenses do Projeto Atleta de Futuro conquistaram 30 medalhas, sendo sete de ouro, nove de prata e 14 de bronze. Como destaque individual, os nomes de maior expressão da competição foram os de Juliana Cristina e Tiérick Oliveira, ambos medalhistas de ouro; além de João Emanuel, que faturou duas medalhas de pratas. A participação de Lucas Nunes, Fernanda Kelly e Andressa Vitória, ex-atletas do Projeto Atletas de Futuro, no quadro de arbitragem também foi destaque no evento.
Outro aspecto que chamou a atenção no Open de Badminton foi a participação dos pais acompanhando e incentivando os filhos. A dona de casa Conceição Carvalho, mesmo grávida, foi levar o filho, Klerton Zaidan, que representava o Colégio Mãos Dadas. “Meu filho tem se destacado no esporte, já participou até da seleção piauiense e sempre conquista medalhas. É muito orgulho saber que ele é um campeão de badminton”.
Na avaliação de Flauberth Lima, técnico do projeto, essa primeira edição do Open de Badminton foi um sucesso. “O Open foi mais um grande evento que aconteceu em Timon. Nós nos sentimos com o dever cumprido, conseguimos reunir atletas de quatro cidades que tiveram oportunidade de mostrar que são capazes de conquistar seus objetivos. Agradeço à Semej, que deu total apoio para o evento, ao Centro Educacional São Raimundo Nonato e ao promotor Borges, incentivador do badminton”, destacou.
O prefeito Luciano Leitoa e o secretário da Semej, Lucélio Mendes, prestigiaram o evento. Na oportunidade, Lucélio falou sobre o desempenho do badminton timonense, sobretudo dos alunos do Projeto Atletas de Futuro. “Nosso badminton é muito forte, temos atletas medalhistas brasileiros e uma competição como esta serve de incentivo para todos eles. Fico muito feliz ao ver que os alunos do Projeto Atleta de Futuro, que é mantido pela Semej, tem tantos talentos que brilham em casa e fora do Estado”.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DO I OPEN TIMONENSE DE BADMINTON
Projeto Atletas de Futuro – 7 ouro, 9 prata e 14 de bronze
Nossa Senhora da Paz – 5 ouro, 5 prata e 3 bronze
Instituto Federal Tecnológico do Piauí – 5 ouro, 1 prata e 2 bronze
Projeto Educacional Mãos Dadas – 3 ouro, 3 prata e 7 bronze
Escola Cristã Evangélica – 1 ouro, 1 prata e 2 bronze
Santa Cabrine – 1 ouro e 1 prata
Liga Timonense – 2 prata e 4 bronze
Fuvesfa – 4 bronze