A Prefeitura de Timon irá recuperar o painel eletrônico da rotatória que fica no cruzamento das avenidas Francisco Carlos Jansen e Jaime Rios e o remanejará para outro local. O objetivo do conserto é para veiculação de informações sobre o trânsito em local de maior fluxo de veículos. Quem explica é o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeremias Sampaio: “O painel está quebrado e em desuso; ele será removido para passar por devidos reparos. Após a finalização, iremos fixá-lo na Avenida Piauí, onde serão veiculadas mensagens educativas sobre o trânsito”.
No local do painel, a Prefeitura fará uma homenagem à tradicional arte de confeccionar pilão e seus mestres – os pilãozeiros – através da fixação de uma escultura que retrate este ofício. Quem assina a obra é artista João Borges, morador o Parque Alvora. João tem seu trabalho reconhecido pelas estátuas em argila e por representar o cotidiano do nordestino. Para esta escultura, no entanto, João usará outro material: o monumento está sendo construído em concreto e possui quase 2 metros de altura por 2m e 50 de comprimento. “Essa será minha primeira escultura implantada em local público de Timon; para mim é uma honra enorme poder homenagear a cidade que moro”, comentou o artista.
Para o Mestre Pilãozeiro Teodorico Teixeira Lira, artesão há 45 anos, a homenagem é bem vinda. “Todos nós que trabalhamos fazendo pilão aprovamos a homenagem. Nossa arte é um símbolo desta cidade; acredito que a estátua ficará linda”. O Senhor Teodorico trabalha na arte de confeccionar pilão desde 1970 e criou seus quatros filhos com a renda proveniente da atividade.