9 de novembro de 2017
IPMT realiza curso de informática gratuito para aposentados

Aposentados participam de curso de computação na sede do Instituto de Previdência do Município de Timon (IPMT). A ação é parte do Programa Pós-aposentadoria, que a instituição oferta aos que já adquiriram o direito ao beneficio. Com duração de dois meses, a proposta é movimentar a vida dos idosos com atividades que possam ocupar o tempo livre.
A primeira turma já iniciou as aulas, e todas as segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h, os aposentados terão acesso a conteúdos relacionados ao mundo da informática e da internet. “Iniciamos com atividades que vão desde aprender a ligar o computador, até o manuseio de redes sociais, por exemplo”, comentou o analista de sistemas e professor Antônio Francisco.

“O Programa Pós-aposentadoria é uma iniciativa da atual gestão para qualificar os aposentados que ainda têm energia e vitalidade para trabalhar. Mesmo depois de uma grandiosa contribuição com nosso município, os servidores inativos não precisam parar de produzir. E, com o incentivo deste programa, eles poderão buscar complementar sua renda e ter uma atividade que aumentará sua autoestima”, destacou o presidente do IPMT, Lázaro Martins.
Maria Auxiliadora, 59 anos, conta que trabalhou durante 32 anos na educação e agora aproveita a aposentadoria. “Estou há pouco mais de 1 ano aposentada e ficava só em casa. Fiz vários exames e o médico disse que meu único problema era a ansiedade e a ociosidade. Hoje eu fico feliz de vir para cá aprender a mexer no computador”, disse dona Maria.

Outra que estava empolgada com a aula é a dona Maria da Conceição, 61 anos, que esteve durante 31 anos na sala de aula como professora. “Estou há 10 anos aposentada e agora foi uma boa oportunidade de fazer uma atividade. Eu não sabia mexer no computador e sempre pedi para minhas netas, mas você sabe como é adolescente, né? Nunca tem paciência (risos). Eu estou feliz em poder ter essa oportunidade. Agora, tenho uma ocupação, horário para cumprir e saio de casa para aprender algo novo”, disse.
De acordo com o professor, a proposta é que em breve esse curso seja ampliado e em parceria com outras intuições possa atender mais alunos e em um local mais adequado. “Estamos funcionando em uma sala do IPMT, mas vamos em busca de parcerias com outras secretarias para podermos utilizar laboratórios de informática mais estruturados”, comentou Antônio Francisco.

