Centenas de timonenses já foram beneficiados com acesso a água de qualidade nos últimos anos. Para garantir a segurança hídrica da população rural, a Prefeitura de Timon vem enfrentando o desafio da distribuição de água potável, construindo sistemas de abastecimento, um serviço de infraestrutura que garante o acesso e o consumo doméstico da população, especialmente a que vive no campo.
Desde 2021 foram construídos sete sistemas de abastecimento de água na zona Rural de Timon, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A estrutura com um poço tubular, bomba, caixa d’água de 10 mil litros e rede de distribuição de mil metros foi implantada em sete povoados: Cabeceira da Inhuma, Quebra Faca, Alagadiço, Sangradouro, Piranhas, Gameleira e Novo Santo.
Quatro desses sistemas entregues às comunidades foram construídos pelo Programa “Água é Vida” desenvolvido com recursos do município, e os demais viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), atual Ministro de Estado das Comunicações, e do convênio com a Codevasf. Estão em execução os sistemas de abastecimento dos povoados Cajueiro, Morada Nova, Jardim Aurora e Jacaré, com o objetivo de ampliar o número de beneficiados nas regiões mais afastadas da área urbana.
“Além de implantar novos sistemas, também ampliamos vários outros já existentes, porque entendemos que o acesso à água vai além de uma necessidade básica, é fundamental para o desenvolvimento econômico, para fortalecer a produção agrícola e para garantir a dignidade dos moradores do campo. Levar água potável diretamente às torneiras de muitas famílias, que antes não tinham esse acesso, foi um momento de grande satisfação para nós”, se orgulha a prefeita Dinair Veloso.
As caixas projetadas para distribuição da água levam em conta o número de pessoas atendidas de uma região, local de instalação do reservatório e qualidade da água, a fim de oferecer conforto, bem-estar, prevenir doenças e incentivar hábitos higiênicos. A atual gestora de Timon reforça a importância da sensibilidade com as demandas da população da zona Rural.
“Foi através do nosso mandato que conseguimos aumentar significativamente o número de pessoas com esse benefício, impactando positivamente não só a vida dessas famílias, mas também a lavoura de muitos pequenos produtores”, concluiu a prefeita.