7 de fevereiro de 2024
Em menos de um mês, Viva Procon de Timon emitiu 951 Carteiras de Identidade Nacional
Desde o dia 11 de janeiro, o Viva Procon de Timon está realizando a emissão do novo modelo nacional de RG, que agora se chama CIN – Carteira de Identidade Nacional e, em menos de um mês, o órgão já emitiu 951 carteiras.
A emissão da CIN segue a determinação do Governo Federal. O documento tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, unindo em um só documento os dados pessoais do cidadão. Desde o início do serviço em Timon, muita gente tem procurado o Viva Procon.
“A procura tem sido muito alta, o que é normal nesse período do ano, porque janeiro é um mês em que grande parte das pessoas aproveita o período de férias para vir até aqui emitir documentos. Além disso, a grande procura pelo novo documento fez a demanda dobrar, chegando inclusive a sobrecarregar o sistema de uma forma geral”, relata o coordenador do Viva Procon de Timon, Alexandre Luz.

Mesmo com oscilações relacionadas ao sistema, que é nacional, a equipe do Viva Procon segue empenhada em realizar um bom atendimento aos usuários do serviço. “Quando o sistema está normalizado, o atendimento é rápido e seguro. Todas as pessoas que estão nos procurando estão sendo atendidas. Se não for atendida no mesmo dia, é remarcado para o dia seguinte, até que seja totalmente estabilizado o sistema. Toda a equipe do Viva Procon de Timon está empenhada ao máximo para que a pessoa saia satisfeita e bem atendida daqui”, afirma Alexandre.

O jovem Mariano Lima, 20 anos, mora no bairro Parque Piauí e fala da satisfação de ter sido bem atendido e ter conseguido resolver sua demanda.
“O atendimento foi bom e até que foi rápido, visto o tanto de pessoas que tem aqui hoje, além das que fizeram o agendamento pelo aplicativo. Eu achei bastante rápido depois que cheguei aqui, então a minha avaliação é boa, porque mesmo tendo caído o sistema ontem, eu voltei hoje, meu atendimento foi priorizado e consegui resolver bem rápido. Eu estou satisfeito, e agora é só esperar receber meu novo documento atualizado”, relata o jovem.

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional, é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento original, comprovante de residência e estar com o CPF regular perante a Receita Federal. A primeira via da CIN será emitida de forma gratuita. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 44,19. Outro fator importante é que as pessoas verifiquem a regularidade do CPF antes de solicitarem a CIN.

É importante lembrar que não há necessidade de o cidadão vir imediatamente emitir o novo documento, porque as carteiras anteriores têm 10 anos de validade, então se a carteira ainda está válida, não há motivo para pressa.


