A cada ano que passa, o Projeto Atletas de Futuro ganha mais importância. Mantido pela Prefeitura de Timon e coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ), o projeto, que atende mais de 1200 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, colheu mais resultados, trazendo em torno de 100 medalhas em 2023.
Este ano, estudantes da rede de ensino municipal e jovens atletas se destacaram em competições regionais e nacionais. Subiram ao pódio em estados como São Paulo, Sergipe, Pernambuco e no Distrito Federal, recebendo medalhas e prêmios.
Em janeiro, timonenses conquistaram o Troféu Mirante Esporte, considerado o maior prêmio esportivo do Maranhão, entre eles, o atleta Cauã Batista e a estudante Ana Luara Ferreira, alunos do projeto Atletas de Futuro, que estiveram no evento representando as modalidades Handebol e Badminton, respectivamente. Ao longo do ano, o número de conquistas no esporte só aumentou.
O Badminton trouxe 35 medalhas este ano para Timon nos jogos escolares. Ouros, pratas e bronzes, incluindo competições para estudantes com alguma deficiência. Fabiana Teixeira foi destaque ao conquistar cinco medalhas na modalidade. Duas de ouro nos Jogos Escolares Maranhense (JEMs), uma medalha de ouro e um bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília, além de um bronze na IV Etapa Nacional de Aracajú.
Melissa Vitória também trouxe grandes resultados no Badminton, a paratleta foi campeã nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs), conquistando o ouro no individual e bronze em dupla, em São Paulo.
Nos esportes coletivos, as equipes masculinas do Atletas de Futuro /HTEC são formadas por alunos de várias idades e de diferentes escolas de Timon.
Em 2023, o handebol timonense somou 11 medalhas em diversas competições e categorias. Oito medalhas de ouro, duas pratas e um bronze. Entre as principais conquistas estão o 1º lugar nos Jogos Escolares Maranhense (JEMS) nas etapas regional e estadual, na categoria infanto-masculino, e o 1º lugar na Copa Anápolis de Handebol, o bicampeonato alcançado em Goiás na categoria cadete (juvenil masculino).
Marcos Vinicius não para de conquistar medalhas. O jovem, de 23 anos, medalhou quatro vezes este ano, sendo dois ouros, uma prata e um bronze. Dentre as conquistas mais expressivas, foi campeão brasileiro universitário e campeão piauiense no revezamento 4x400m. O atleta é um dos maiores exemplos de sucesso do projeto Atletas de Futuro.
A Secretaria de Esportes acompanha e ampara estudantes e atletas quando há participação em competições nacionais e internacionais. O Atletas de Futuro é um projeto que tem como objetivo incentivar o esporte em Timon. Por meio de atividades esportivas em diversas modalidades como, futebol, futsal, voleibol, badminton, capoeira, handebol, atletismo, jiu jitsu, atua no desenvolvimento de crianças e adolescentes timonenses em 16 polos na cidade, contribuindo para a evolução de jovens talentos.