• Portal da Transparência

3 de fevereiro de 2023

Blitz educativa sobre trânsito e violência contra mulher movimenta véspera do Zé Pereira

“Viver sem violência é direito de todas as mulheres”, “o perigo não está na moto, está na conduta”. Estes são exemplos de mensagens que motoristas, motociclistas e pedestres que transitavam pela Ponte da Amizade receberam nesta sexta-feira (3). Na véspera do Zé Pereira, Secretaria da Mulher, Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS), Polícia Militar, entres outros órgãos se reuniram para realizar uma blitz educativa para conscientizar os foliões.

No Carnaval, a preocupação com a mistura entre álcool e direção aumenta, assim como os ânimos alterados do indivíduo em estado de embriaguez. É visando coibir acidentes e a diminuição da violência, que a Secretaria da Mulher de Timon, DMTRANS, Polícia Militar (e Patrulha Maria da Penha), OAB-MA (Subseção Timon) e Ministério Público promoveram uma blitz educativa intensiva antes do Zé Pereira na alça da Ponte da Amizade.

“Essa blitz educativa é a favor das nossas mulheres no carnaval, para mostrar que elas têm o direito de brincar o carnaval sem serem assediadas. A Prefeitura realiza esse serviço durante todo o ano, hoje só estamos fortalecendo entregando panfletos com informações sobre como encontrar ajuda em caso de violência”, afirma a secretária da Mulher de Timon, Kellyane Gedeon.

A ação conjunta com órgãos de segurança como DMTRANS e Polícia Militar é um trabalho integrado para garantir tranquilidade em eventos em que a concentração de pessoas aumenta. “No dia que antecede o Zé Pereira, a maior festa da cidade, que deve trazer cerca de 50 ou 60 mil pessoas por dia, nós achamos oportuno fazer essa ação. Para os motoristas respeitarem as leis de trânsito, não beber ao volante e assim brincarem com segurança e alegria”, pontua o diretor do DMTRANS, Ronaldo Gonçalves.

De acordo com o comandante da Patrulha Maria da Penha, do 11º Batalhão, tenente Aurélio, a Polícia Militar contribui no trabalho preventivo para que no dia do evento as ocorrências sejam mínimas.

“A mulher, em geral, fica mais vulnerável nesse período de carnaval. A PM vai estar em todo o circuito do Zé Pereira, e a Patrulha Maria da Penha também estará no evento com atendimento especial”, reforça o tenente.

A Blitz também contou com a parceria entre DMTRANS e Detran do Piauí. Além do apoio da escola de trânsito, Secretaria de Saúde do Piauí e CIRETRAN.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura