• Portal da Transparência

8 de agosto de 2022

Creches de Timon melhoram desenvolvimento de crianças de 2 e 3 anos de idade

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) retomou, hoje (8), as aulas em período integral das 13 creches da Rede Municipal de Ensino. Devido à pandemia da Covid-19, as aulas estavam sendo realizadas apenas em um turno desde o início de 2022.

São mais de 1.500 crianças de 2 e 3 anos de idade matriculadas nas unidades que estão distribuídas em diferentes zonas da cidade. Para esta faixa etária, estar inclusa em um ambiente escolar impacta positivamente no desenvolvimento físico e intelectual, possibilita maior independência e auxilia na socialização com outras crianças.

Na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Governador Jackson Lago, 150 crianças da região do bairro Cidade Nova III são atendidas em uma rotina que começa às 7:h10 da manhã e finaliza às 17h. Na programação diária, de segunda a sexta, os alunos recebem quatro refeições, passam por momentos de acolhida, participam de atividades pedagógicas e têm horários dedicados para banho, higiene bucal e soneca. Além das refeições, todos os livros, materiais pedagógicos e produtos de higiene são ofertados gratuitamente.

“Antes as pessoas pensavam que a creche só servia para a criança passar o dia, comer e dormir, e esqueciam o lado pedagógico. Mas hoje é diferente, os pais já entendem que a criança também vem para aprender, e a gente tem uma rotina totalmente elaborada pra isso.”, pontua Mônica Ferreira, diretora da EMEI Governador Jackson Lago.

Além dos benefícios para a criança, a Creche também dá suporte aos pais que trabalham e precisam da tranquilidade de deixar seus filhos em um ambiente seguro, com profissionais qualificados e com uma estrutura confortável e acolhedora.

“Eu sei que aqui eles vão cuidar com muita responsabilidade e ela vai ter o cuidado que eu não posso dar em casa, porque eu trabalho o dia todo. Eu já sinto uma diferença muito grande nela, porque ela já sabe contar e sabe as cores, tudo isso com apenas dois anos de idade, e a tendência é melhorar cada vez mais.”, comenta Mayara Sousa, mãe da Claymara, aluna do Maternal 1 da EMEI Gov. Jackson Lago.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura