Com o apoio da Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes e Fundação Municipal de Cultura, a Escola de capoeira Abadá realizou o Festival de Arte Capoeira de Timon, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, no Centro da Juventude Francisco Carlos Jansen e Shopping Cocais.
O Festival foi organizado pelos instrutores Nayrton Senna (Zuão), Luiz Neto (Jaçanã) e Anderson Belfort (Raposão) e teve como objetivo oferecer e oportunizar um curso de qualificação e aprimoramento técnico aos participantes, promover a integração, a socialização, fomentar a reflexão, possibilitar os diálogos e ampliar os saberes.
O evento contou com a participação de 100 capoeirista, na abertura foi realizado um Aulão, com os mestres Paulinho Velho(PI), mestrando Takinha(GO) e finalizou com um curso técnico em capoeira ministrado pelo mestrando Pretinho(RJ).
“Estamos alegres o festival foi um sucesso, isso nos motiva muito e nós estamos mantendo e preservando o trabalho que foi iniciado em Timon, em 1993, pelo Mestre Paulo César Valadares (Paulinho Velho). Estamos no caminho certo, oferecemos curso de aperfeiçoamento técnico,reunimos capoeiristas de alguns estados, fazemos essa integração dos trabalhos realizados em Timon e isso também estimula a expressão cultural de pessoas desconhecem a potencialidade da Arte Capoeira”, declarou o instrutor Nayrton Senna (Zuão).
Ainda conforme Nayrton Senna, a Arte Capoeira (Abadá-Capoeira), que há três décadas se dedica à promoção dessa importante manifestação cultural em nível internacional, alcançando 70 países, a ação é também sinônimo de resgate social.
“A capoeira, além de ser uma arte genuinamente brasileira, ela engloba várias artes em uma só. É esporte, luta, cultura, música, ritmo, história, brincadeira e todas estas atividades são essenciais para o desenvolvimento humano”, finaliza o instrutor.