O distanciamento social na pandemia trouxe consequências indesejáveis para a saúde de mulheres, principalmente entre 50 e 70 anos, é o que afirma estudo da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Para contribuir com a saúde e a qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Esporte de Timon (SEMEJ) retorna, nesta quinta-feira (10), o projeto “Mulheres em Movimento” que atende gratuitamente mais de 1500 mulheres no município.
Danilson Araujo, coordenador de esportes, explica que a retomada das atividades será feita com atenção aos protocolos sanitários e que as aulas contarão com uma equipe para orientar e fiscalizar o cumprimento das medidas.
“Todos os profissionais do projeto “Mulheres em Movimento” estarão presentes. Teremos ainda todas as medidas de segurança como distanciamento social, todos deverão usar máscaras, todos devem levar sua garrafinha com água e nós teremos também uma equipe orientando e fiscalizando [as medidas] no momento das aulas”, ressalta Danilson Araujo.
Antes do retorno dos projetos da Secretaria de Esporte de Timon, foi realizada capacitação dos profissionais, com a Vigilância Sanitária, visando o reforço do cuidado agora com o contato com o público.
“Todos os professores foram capacitados pela Coordenadoria da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Timon, para terem noção de como retornar essas atividades. Com o protocolo em mãos, desenvolvido pela Secretaria juntamente com a Vigilância, nós tivemos como parâmetro começar em um espaço ao ar livre como o Polo do parque Sucupira, um dos principais lugares que funcionam os projetos”, reforça o coordenador, Danilson Araujo.
Projeto “Mulheres em Movimento”
A iniciativa é uma das três realizadas pela Secretaria com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos timonenses. A SEMEJ conta ainda com o “Caminhando com Saúde”, treinamento funcional e acompanhamento de pessoas que fazem caminhada no parque Sucupira; e o “Atletas de Futuro” que tem oito modalidades esportivas para crianças e adolescentes.
Segundo Danilson Araujo, a volta do “Mulheres em movimento”era bastante aguardada, pois atende a mais de 1500 mulheres e conta com uma equipe experiente com o público.
“Todos os nossos profissionais são capacitados; e já fazem parte do projeto, portanto, todos tem experiência com a parte da dança. É uma aula muito esperada pelas mulheres que ficam em casa e precisam fazer atividade física.” Afirma o coordenador.