Possibilitar as crianças a trilharem por um caminho de sucesso na vida e no esporte é a principal proposta do Projeto Atletas de Futuro, mantido pela Secretara de Esportes, Juventude e Lazer de Timon. Esse propósito, ao longo dos anos, vem se consolidando com as conquistas obtidas. A mais recente delas foi a do título de bicampeão do Campeonato Piauiense de Handebol Infantil, disputado na tarde do último domingo (22/11), com garotos com idades entre 12 e 14 anos. Numa disputa emocionante, os timonenses venceram a equipe da Escola Municipal Paulo Nunes/GHC, de Teresina (PI), pelo placar de 25 a 23.
Até definir esse resultado final, ocorreu um empate no tempo normal de 18 a 18. Na prorrogação novamente, desta vez em 22 a 22. Já na segunda prorrogação, o Projeto Atletas de Futuro assegurou o título com a vitória por dois gols de diferença diante de uma das mais tradicionais equipes de categorias de base do handebol brasileiro. A decisão do título também marcou o reencontro entre ambas as equipes. Logo na estreia, os timonenses perderam para o GHC, mas a determinação do time possibilitou vitórias e a conquista da taça de campeão.
O coordenador e técnico das escolinhas de handebol do Projeto Atletas de Futuro, Isael Silva destacou que esse título foi mais um passo dado com o intuito de possibilitar novas oportunidades aos garotos que compõem o time.
“O título é muito importante e significativo para o propósito que temos com o Projeto Atletas de Futuro, que é levar as crianças a um alto nível do esporte e a partir daí alcançar outras oportunidades. O Campeonato Piauiense é um dos mais disputados tem atletas de alto nível com participação inclusive em Mundial e para nossos atletas é muito bom porque amadurece e mostra que estamos no caminho certo. O incentivo que vem sendo feito pela Secretaria de Esporte é fundamental”, conta Isael.
Vladson Silva, 14 anos, já sonha com essas novas oportunidades no esporte.
“Foi muito bom conquistar essa vitória no final do jogo. Foi sofrido, mas conseguimos vencer. Já me sinto como um jogador de handebol. Estou feliz pela nossa vitória”, comenta Vladson.
O próximo desafio do Projeto Atletas de Futuro será a disputa do Campeonato Piauiense de Handebol Cadete que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, em Teresina. Essa competição envolverá garotos de 15 a 16 anos de idade.
“Essa competição também é muito importante para as categorias de base e esperamos conseguir destaque”, conclui o técnico Isael Silva.