O Departamento Municipal de Trânsito em Timon (DMTRANS) realizou nessa sexta-feira (20) ação social para a garantia de direitos assegurados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) às pessoas idosas (acima de 60 anos de idade) e com deficiência física ou visual.
Dentro do programa Dmtrans Itinerante, o órgão elabora cronograma de atividades a serem desenvolvidas anualmente e a mais recente foi no estacionamento do Cocais Shopping, a convite da direção do espaço.
Para garantir a agilidade do atendimento foram disponibilizados dois servidores para o cadastro das pessoas interessadas na credencial. Para a organização e segurança, duas viaturas e dois agentes de trânsito foram disponibilizados.
Vale lembrar que o desrespeito às vagas de pessoas com deficiências e idosos em estacionamentos privados e de uso público sem a credencial é considerada infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação. A multa passou de R$53,20 para R$ 293,47 a partir das mudanças implantadas no CTB no ano de 2019.
A iniciativa do Cocais Shopping em parceria com o DMTRANS contou com bom público e boa aceitação.
“É muito importante a conscientização das pessoas quanto ao respeito às vagas destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais. Consta no Código de Trânsito Brasileiro e é passível de multa e até remoção” – diz Ronaldo Gonçalves, diretor do Dmtrans.
Todas as pessoas cadastradas no estacionamento do Cocais Shopping e vão receber o Cartão Nacional de Estacionamento nos próximos dias.
A próxima ação itinerante do DMTRANS está prevista para o estacionamento do Mix Mateus dentro de um prazo de 10 dias.