• Portal da Transparência

27 de julho de 2020

Projeto Viver segue com atendimento psicológico aos beneficiários do IPMT cadastrados no referido projeto durante pandemia

 

Em tempos de isolamento social, em que as mudanças bruscas de rotina provocadas pela pandemia COVID-19, acabaram causando efeitos negativos à saúde mental da população, o Instituto de previdência de Timon (IPMT) mantém a assistência aos beneficiários do Projeto Viver.

 

Em cumprimento às medidas preventivas e protetivas ao novo coronavírus, a equipe de psicologia do Projeto Viver vem atendendo de forma remota e através das redes sociais, a demanda gerada entre os 170 beneficiários, que dentre essas em sua maioria, são pessoas idosas, pensionistas, aposentados e familiares que têm apresentado quadro emocional alterado, com queixas frequentes de angústia, solidão, medo, entre outros.

 

Antes da pandemia, em ritmo pleno de trabalho, o IPMT através do Projeto Viver oferecia além de acompanhamento psicológico e social, atendimento médico, atividades físicas e lúdicas, sendo através dessas que muitos beneficiários se sentiam fortalecidos para lutar contra a solidão, tristeza profunda e quadros depressivos apresentados aos profissionais de saúde.

 

Considerando que a maior parte desses beneficiários mora sozinha, assim o atendimento psicológico tem contribuído para superar momentos difíceis durante o isolamento social.

 

Segundo a assistente social do Projeto, Anne Frank Sousa, no ano 2020 foram realizados 300 atendimentos distribuídos nas atividades de educação física, lúdicas, atendimento médico, psicológico e social.

 

O atendimento psicológico virtual durante a pandemia regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, e se baseia na Resolução CFP nº 011/2018.

 

No IPMT a psicóloga Herika Duarte tem realizado esse atendimento de segunda a sexta- feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

“Esse processo de escuta, orientação e aconselhamento é realizado de acordo com a demanda de cada um. Já que alguns precisam da escuta com mais frequência.” – diz a psicóloga.

O atendimento on-line começou em março e tem sido muito válido para os beneficiários, que relatam impaciência, medo e angústia, por não estarem convivendo com os netos. Por conta do distanciamento social, aumenta também o estresse pela mudança da rotina.

 

Os beneficiários relatam estar sentindo falta dos atendimentos presenciais realizados pelo Projeto Viver e se sentem acolhidos no atendimento psicológico on-line. Um espaço para dialogar sobre suas rotinas e aprender estratégias de como lidar com a realidade atual.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura