Em época de Pandemia do novo Coronavírus, ficar em casa se tornou necessário para evitar a contaminação e a proliferação do vírus. No esporte, assim como nas demais áreas, muitos eventos importantes foram cancelados, em função da necessidade do isolamento social. Mesmo assim, os atletas, em especial os de alto rendimento, reinventaram suas práticas no sentido de manter o condicionamento físico ideal visando às futuras competições esportivas.
Jovens do Projeto Atletas de Futuro, executado pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Timon, o qual conta com cerca de 1.500 integrantes com idades entre 7 e 17 anos, também seguem os treinamentos em casa. O velocista timonense, Marcos Vinícius, vice-campeão brasileiro pela modalidade atletismo, improvisou barreiras de canos para treinar em casa.
“Essa quarentena tem mostrado que o atleta precisa se condicionar. A gente tem que treinar com as circunstâncias e materiais que temos no momento, para manter a nossa carreira. Fiz umas barreiras de canos, estou usando no quintal para fazer coordenação, funcional e treinos de fortalecimento. Os índices da Covid-19 estão aumentando e preferi ficar em casa”, disse Marcos Vinícius.
Vinícius, assim como Suynara Gomes e outros atletas da modalidade atletismo, ainda aguardam a definição do novo calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a temporada de 2020. De acordo com o técnico do projeto Atletas de Futuro, Francisco Igrejinha, a previsão é de que ocorra em dezembro, apenas o Troféu Brasil de Atletismo.
BADMINTON
Maria Natelly Caldas Alencar, timonense campeã da Copa Norte-Nordeste de Badminton, que tinha como meta para 2020 buscar uma vaga para o os Jogos da Juventude, também aguarda ansiosa o retorno das atividades. Mas enquanto não há definição, também treina em casa.
“Estou improvisando como posso em casa, para manter um foco maior nos treinamentos. Estou dividindo os treinos com atividades escolares e aulas remotas. Como todo mundo fala, é melhor ficar em casa. Muitas pessoas saem e não se preocupam, pois não sabem o risco que estão correndo. Por isso, ficar em casa nesse momento, é o mais importante”, disse Natelly.
Flaubert Lima, coordenador da modalidade badminton do Projeto Atletas de Futuro, destacou também a dificuldade dos atletas em manter o condicionamento físico. Mas é a favor da permanência de todos em casa.
“Fomos pegos de surpresa com a pandemia e isolamento social, pois os planos para este ano na modalidade eram muitos. Mas, continuamos os treinos orientando pelo Whatsapp e acompanhando lives direcionadas nas redes sociais, com intuito de não perdermos o foco. Agora, importante é seguir as orientações e ficarmos em casa”, disse Flaubert Lima.
Dentre as competições previstas pelos alunos de badminton do projeto Atletas de Futuro está o Campeonato Brasileiro, a etapa Regional da modalidade, que reuniria os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, além dos Jogos Escolares Timonenses, Jogos Escolares Maranhenses, Jogos Escolares da Juventude e VI Open Timonense.
HANDEBOL
Na modalidade handebol, a qual também tem atletas de alto rendimento, representantes de Timon em eventos regionais e nacionais, o técnico Isael Silva, utiliza como técnicas, durante a pandemia, apresentação de vídeos sobre treinamentos para manter o foco dos atletas.
“Nós tínhamos um planejamento antes da pandemia e infelizmente não conseguimos manter. Mas estou enviando vídeos aos meus atletas com alguma forma de exercícios e para estimular a atividade física diferenciada em casa. Estamos acompanhando lives, que é a moda do momento, onde técnicos e clubes mostram vários planejamentos e mando para meus alunos”, disse Isael Silva.
Segundo Isael Silva, as competições de handebol a serem promovidas pela Confederação Brasileira da modalidade, todas deverão acontecer no segundo semestre. Mas dependerá das orientações do Ministério da Saúde e da retomada das atividades por parte do poder público.
“A esperança é que esse momento de pandemia e isolamento passe logo e a gente possa voltar ao nosso planejamento. Todas as entidades esportivas adiaram os seus calendários e esperamos voltar e poder disputar as competições representando Timon”, conclui Isael.