Preservar a vida passa pelo respeito às leis de trânsito
Cuidar da vida é algo que praticamos todos os dias, e seguir as regras de trânsito faz parte disso, pois evita consequências desagradáveis e ajuda a preservar vidas. Em Timon, o trabalho de conscientização ao motorista e pedestre é feito diariamente pelos Agentes de Trânsito. A ideia da Prefeitura de Timon é educar, mas também fazer cumprir as leis.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito – DMTRANS, o trabalho dos agentes já mostra resultados quanto ao uso do capacete por motoqueiros: o número de pessoas sem capacete circulando pela cidade reduziu bastante. Ainda de acordo com o DMTRANS, a mobilização para que condutores de veículos respeitem as leis de trânsito é uma constante na cidade.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê a proibição de estacionar em rodovias federais, como é o caso da BR 316, que no trecho urbano de Timon é chamada de Avenida Presidente Médici. A presença dos agentes no local contribui para garantir o respeito às leis de trânsito e para a segurança e organização, especialmente no entorno da rodoviária, onde há um grande fluxo de veículos, motos, caminhões, ciclistas e pedestres, por ser um lugar de intenso comércio. Essa atuação traz consequências positivas que a população quer e precisa para preservar a vida.
Também é preciso respeitar os estacionamentos prioritários para gestantes, idosos e deficientes, que são destinados a motoristas que apresentarem a carteira, retirada nos órgãos de trânsito. Estacionamentos em comércios, como supermercados, também precisam ser respeitados e seguem as leias de trânsito.
Usar o cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestres, não exceder o número de passageiros de acordo com o veículo, ter paciência no trânsito são caminhos fundamentais para se preservar a vida no trânsito.