Na tarde desta quarta-feira (04), os trinta novos agentes de trânsito aprovados no último concurso público realizado pelo município e nomeados pelo prefeito Luciano Leitoa no dia 30 de outubro participaram da última aula do curso de formação. A atividade prática foi a realização de uma blitz educativa, que ocorreu na Av. Teresina. Os trinta novos agentes entrarão em atuação efetiva já na segunda-feira, dia 9 de dezembro.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito – DMTRANS, Ronaldo Gonçalves, a atividade também serviu para alertar e orientar os condutores de veículos. “Foram repassadas orientações, por exemplo, sobre infrações de trânsito e sobre os riscos da imprudência ao volante e do não uso dos equipamentos de segurança. O DMTRANS concluiu a blitz com dezenas de motoristas abordados e teve uma boa recepção da sociedade”, declarou o diretor.
Um dos condutores abordados foi o motociclista Laerfferson Costa, que avaliou a ação como uma atividade positiva. “Pra mim, as blitzen educativas são essenciais, porque nelas são reforçadas orientações muito importantes. O agente que me parou falou, por exemplo, sobre portar a CNH, o uso de capacete, do calçado adequado, sobre manter moto regularizada… Eu acredito também que as pessoas que passam por uma blitz educativa, quando forem paradas numa fiscalização, não vão ter a desculpa de dizer que não sabiam ou que não foram informadas, porque a blitz educativa conscientiza, orienta e educa, além de mostrar que o DMTRANS está de olho”.
Com a conclusão do curso de formação, os trinta novos agentes estão aptos para o exercício da fiscalização do trânsito em Timon. Contudo, assim como ocorre com a Polícia Militar, a Guarda Municipal também terá a autorização para desenvolver legalmente a fiscalização e correção de qualquer problema no trânsito, em eventuais situações.