23 de outubro de 2019
Projeto Viver reúne mulheres em atividades do Outubro Rosa

No Instituto de Previdência Municipal de Timon (IPMT), ações da Campanha Outubro Rosa são desenvolvidas pelo Projeto Viver, que nesta terça-feira (22) reuniu mulheres que participam das atividades diárias do IPMT para uma roda de conversa. O objetivo foi esclarecer sobre o câncer de mama, uma doença que tem afetado muitas mulheres em todo o mundo, que não escolhe idade, raça ou classe social, mas que pode ser prevenida e também tratada, com grandes chances de cura se for diagnosticada precocemente.
A roda de conversa contou com a participação de profissionais de saúde como enfermeira, fisioterapeuta e assistente social, que foram convidadas e integram a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no bairro Flores. Foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas comuns entre as mulheres, como o autoexame das mamas, por exemplo.

A enfermeira Mariane Marques fez questão de orientar sobre a importância de conhecer o próprio corpo e dividir com o médico tudo aquilo que possa parecer estranho, ou que cause incomodo e dor. “Não podemos permanecer com dúvidas. Se você toca as mamas e sente algo estranho, isso precisa ser dito e mostrado para o médico. Dessa forma, iremos fortalecer as medidas preventivas contra o câncer de mama.” – frisa Mariane.
A Roda de Conversa é mais umas das ações do Outubro Rosa realizada pelo Projeto Viver no IPMT. “Aqui nós estamos sempre vigilantes no que diz respeito à qualidade de vida dos nossos beneficiários e familiares. Então, reforçar os cuidados preventivos faz parte de uma rotina de trabalho. No Outubro Rosa, a nossa missão é esclarecer, conscientizar essas mulheres sobre o câncer de mama.” – Anne Frank Sousa, assistente social do IPMT.

A programação Outubro Rosa no Projeto Viver foi basta abrangente. Além de esclarecer sobre os cuidados com a saúde, a autoestima também foi elevada. Um cantinho reservado especialmente para a beleza contou com profissionais voluntários, garantindo para a mulherada maquiagem e designer de sobrancelhas.
Acho muito importante esse tipo de atividade. A gente é bem cuidada por eles. Eu, que já faço parte das atividades do Projeto Viver e não costumo faltar, fico feliz quando realizam essas ações diferentes. Eu sempre venho!” – diz Maria de Nazaré, aposentada.

O mais interessante é que se o trabalho voluntário faz bem pra quem recebe o serviço, pra aquele que se doa, o retorno é ainda maior. “Eu faço de coração. Recebi o convite do IPMT e prontamente me disponibilizei. Acho importante cuidar das pessoas, fazer com que elas se sintam mais felizes. Isso acaba refletindo na gente também” – Janiléia Gomes, depiladora e designer de sobrancelhas.

FOTOS: Edi Vasconcelos