20 de setembro de 2019
Atividades do IPMT contribuem para envelhecimento saudável e ativo

A ideia estereotipada e ultrapassada de que a terceira idade significa recolhimento, melancolia e tristeza não tem lugar na vida dos aposentados da nossa cidade. No que depender do Instituto de Previdência Municipal de Timon (IPMT), os servidores aposentados do município chegam a essa fase da vida com leveza, bom humor e mantendo-se ativos e funcionais no dia a dia.
Além de cumprir seu papel enquanto instituição que garante os direitos legais dos servidores inativos, o IPMT planeja e desenvolve atividades que estimulam a interação social e que colaboram com a saúde física e mental do aposentado. Através do Projeto Viver, os servidores recebem atendimento médico, físico, psicológico e de assistência social e ludoterapia, além de participarem de oficinas.

Dentro da ludoterapia, as atividades realizadas às quartas-feiras têm o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal através da satisfação interior, colaborando com a saúde e o bem-estar geral. Na última quarta-feira, a atividade foi voltada para uma temática muito importante: a valorização da vida e a prevenção do suicídio, fazendo alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional cujo objetivo é abrir espaços para debater sobre o suicídio e divulgar o tema, alertando a população. Os idosos participaram uma roda de conversa e, em seguida, de uma intervenção na Praça São José, através da atividade “Danças Circulares – Celebrando a Vida” e da “Ciranda de Roda”, tendo como facilitadora a enfermeira e contadora de histórias Carla Senna.
“Precisamos debater e discutir sobre depressão e suicídio nas escolas, praças, instituições, em todos os espaços. A proposta da Roda de Conversa foi estabelecer um espaço seguro para que todos pudessem se expressar livremente, partilhar, acolher e oferecer acolhimento. Além da roda de diálogo, realizamos uma intervenção para chamar a atenção das pessoas que estavam na praça ou que passavam por ali para uma temática tão importante e que precisa discutida pela sociedade, uma vez que os índices de suicídios são preocupantes”, explica Carla Senna.

Antônio de Sousa (66 anos), que faz parte do Projeto Viver desde que iniciou, conta como foi uma tarde diferente. “Foi muito interessante, desde a roda de conversa, porque é importante que seja discutida essa temática do suicídio e depressão, não só no mês de setembro mais o ano inteiro. A Ciranda de Roda e Danças Circulares foi muito emocionante. São danças que envolvem todo mundo, ninguém fica de fora. As pessoas paravam na praça para olhar, teve gente que desceu do carro para dar um minuto de atenção para a intervenção que fazíamos. Valeu muito a pena”, relata o aposentado.
Maria da Cruz (68 anos), também falou da experiência de maneira entusiasmada. “Achei muito bonito. Chama a atenção de quem vai passando, nunca tinha participado de uma intervenção assim. Foi um momento muito emocionante, todos de mãos dadas, cantando, enviando energias positivas para o mundo e celebrando a vida. Adorei, me senti muito contente”.

Projeto Viver
O Projeto Viver é realizado pela Prefeitura de Timon e executado pelo Instituto de Previdência Municipal de Timon (IPMT), desde junho de 2018. É voltado para a realização de atividades com aposentados e pensionistas do IPMT e conta com uma equipe multiprofissional e diversas atividades (Educador Físico, Atividades Lúdicas, Atendimento médico, psicóloga, Assistente Social). Os atendimentos são ofertados no turno da tarde e para mais informações os interessados podem procurar o Instituto de Previdência Municipal de Timon (IPMT), que fica localizado na Praça São José, Nº100 – Bairro Centro, a partir das 8h.
O projeto tem sido bem sucedido e concorrerá na categoria inovação do 10º Prêmio Anaprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, que vai acontecer no dia 19 de novembro no Centro de Convenções de Maceió, Alagoas.
