Timon é campeão na classificação geral entre as escolas que disputaram badminton nos Jems
O esporte escolar timonense se mantém como referência no Estado do Maranhão, fruto do incentivo e do apoio do poder público municipal aos alunos das instituições públicas e privadas, no sentido de oportuniza-los a participar das principais competições estudantis. Reflexo dessa importância, dada pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer da cidade, surgem os mais significativos resultados. O mais recente são as 27 medalhas do torneio individual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), sendo 12 de ouro, sete de prata e oito de bronze e a classificação de 10 atletas para a etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Blumenau (SC).
Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de escolas de todo o Brasil e é um dos principais eventos responsáveis pela revelação de novos talentos no esporte brasileiro, os quais representam o país em competições como sul-americanos e pan-americanos.
Pelo atletismo timonense, o atleta classificado foi Flávio Ferreira, do Colégio Militar Tiradentes, que competirá na prova dos 800 metros. Flávio, aluno do professor Igrejinha, já participou de outras edições dos Jogos da Juventude e apresenta chances de estar entre os medalhistas. Já pelo judô, que tem à frente o técnico Diego Brito, foram duas medalhas de ouro, uma prata e cinco de bronze, e pela luta olímpica ganharam uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Pelo badminton, comandado pelo professor Flaubert Lima, os classificados são Kléber Zaidan, Ana Luísa Leite, Alan Vinícius Ouro, Pedro Hairon Lima e Jheniffer Gabrielle Silva. Esse grupo de Timon garantiu ainda a condição de melhor escola na classificação geral dos JEMs. Todos também já disputaram os Jogos da Juventude e são favoritos ao título.
Ana Luís, medalhista de prata e de bronze nos Jogos da Juventude, espera trazer na bagagem o ouro. “Eu estou muito feliz por ter conquistado essa vaga, e espero me superar nessa competição. Nesse ano, vai ser difícil, pois o Maranhão vai estar na primeira divisão, mas eu e minha equipe vamos treinar bastante para alcançar um bom resultado. Já ganhei prata e bronze nesse evento e, agora, vou para trazer o ouro. Gostaria de dizer que o apoio que temos da Secretaria de Esportes de Timon é essencial para nos proporcionar esses momentos”.
APOIO – A Secretaria de Esportes de Timon (SEMEJ) oferece toda a condição de treinos e ajuda na participação desses atletas, os quais irão representar a cidade de Timon em Blumenau (SC). A maioria pertence ao Projeto Atletas de Futuro, executado pela SEMEJ.
“A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, tem dado total apoio aos nossos estudantes, desde a fase dos jogos escolares, que realizamos no nosso município com as escolas públicas e privadas, à fase Regional, Estadual e a etapa nacional. Nossa cidade é um celeiro de talentos e sempre colaboramos para que eles possam estar em evidência no cenário esportivo do país”, comenta o secretário da SEMEJ, Lucélio Mendes.
MEDALHISTAS TIMONENSES DOS JOGOS ESCOLARES MARANHENSES – JEMs
ATLETISMO:
Flávio Ferreira (Colégio Militar Tiradentes) – ouro (800m) e prata (3.000m)
Cássio Victor (Centro de Ensino Dr. João Lula) – prata (200m e 400m)
Barbara Ravena (Centro de Ensino Dr. João Lula) – prata (100m com barreiras)
Caio Sousa (Colégio Rita Miranda) – bronze (1.000m).
BADMINTON
Kléber Zaidan (Ouro – simples e dupla mista)
Ana Luísa Leite (Ouro – simples e dupla mista)
Alan Vinícius (Ouro – simples, dupla masculina e dupla mista)
Pedro Hairon Lima (Ouro – dupla masculina e Prata – simples e dupla mista)
Jheniffer Gabrielle Silva (Ouro – simples, dupla feminina e Prata – dupla mista)
Nayara Sousa (Ouro – dupla feminina, dupla mista e Bronze – simples)
Classificação Geral dos Jogos Escolares Maranhenses:
1 Lugar: Projeto Educativo Mãos Dadas (Timon) – 4 medalhas de ouro
2 Lugar: (Instituto Federal Tecnológico do Maranhão/Campus Timon)– 3 medalhas de ouro
3 Lugar: Pedro Falcão Lopes (Timon) – 2 medalhas de ouro
JUDÔ – 2 medalhas de Ouro, 1 de Pratas e 5 de Bronze
LUTA OLÍMPICA – 1 medalha de Ouro, 1 de prata e 1 de bronze