A equipe de handebol do Centro de Ensino Padre Delfino, de Timon, representará o Estado do Maranhão na seletiva para o Campeonato Mundial Escolar da modalidade. A seletiva será disputada em Brasília, no mês de outubro, e dependendo do resultado, o time poderá ser classificado para a etapa mundial, que será na Sérvia. Para conseguir a vaga da seletiva, o time da escola timonense, formado por alunos do Projeto Atletas de Futuro e da Fundação Cidadania, venceu a etapa do Maranhão, que ocorreu no último final de semana na cidade de São Luís (MA).
O time de handebol do Centro de Ensino Padre Delfino, comandado por Isael Silva, a cada competição mostra o quanto o projeto Atletas de Futuro tem revelado talentos e conquistado resultados significativos em quadra. Recentemente, essa mesma equipe disputou os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e ficou fora da final por uma diferença de apenas um gol, ao perder de 27 a 26 para a escola Barbosa de Godoy, de São Luís, resultado que eliminou a possibilidade de buscar a vaga da etapa nacional dos Jogos da Juventude, que reunirá os campeões dos jogos escolares de todo o país.
“Após a perda da possibilidade de irmos para os Jogos da Juventude, demos continuidade ao trabalho, corrigimos alguns erros, viemos para essa seletiva em São Luís, que acontece a cada dois anos, e a gente conseguiu se superar. Enfrentamos a mesma equipe do Barbosa de Godoy e vencemos de 26 a 25 e, na final, pegamos a escola Rio Grande do Norte, de São Luís, que foi campeã dos JEMs, pelo placar de 30 a 19. Esse é um projeto escolar que vem sendo executado desde o começo 2013 e a gente adapta para as essas competições escolares”, conta Isael.
Os timonenses representarão o esporte escolar do Maranhão na seletiva em Brasília e com amplas possibilidades de conquistar a tão sonhada vaga do Mundial que será na Servia. Isael Silva, técnico da equipe e um dos melhores professores da modalidade do Estado, contará com o apoio da Secretaria de Esportes na preparação final do time e na ida a Brasília.
“Agradeço ao secretário de esportes de Timon, Lucélio Mendes, que me deu a oportunidade de estar à frente desse projeto e buscar a realização do sonho de tantos jovens, por meio do handebol. A evolução do projeto e da nossa equipe se deve muito ao apoio dele e de outros amigos que gostam do esporte. Vou continuar trabalhando e me dedicando muito para representar a nossa cidade e, quem sabe, representar o Maranhão no Mundial”, disse Isael.
Lucélio Mendes destacou o compromisso e a dedicação do técnico Isael Silva ao projeto. Segundo ele, os resultados são consequência de um trabalho feito diariamente e com acompanhamento escolar e familiar que o treinador faz junto aos alunos. “Desde o início do projeto, o professor Isael demonstra capacidade e compromisso em formar atletas e cidadãos. Hoje ele é reconhecido no Maranhão e em parte do Brasil pelo excelente trabalho. Vamos continuar com o nosso incentivo para que ele possa ter condições de manter nossos jovens na prática do esporte e conquistando resultados importantes no país”, conta o secretário.