Fruto do Atletas de Futuro, Vinícius Silva hoje é integrante da Seleção Brasileira de Voleibol (Sub19) e do SESI de São Paulo.
Vinícius Silva, primeiro jovem do Projeto Atletas de Futuro a ser revelado para um clube de elite do voleibol brasileiro – O SESI de São Paulo – e a compor a seleção brasileira da categoria de base (Sub19), esteve na manhã desta terça-feira (16) visitando o Centro da Juventude Francisco Carlos Jansen, local onde deu as primeiras sacadas e cortadas, as quais foram fundamentais para a iniciação esportiva e para chegar ao cenário esportivo do país.
“A participação do projeto Atletas de Futuro foi tudo para mim. Esse projeto me dava tudo. Tinha quadra, tinha bola, tudo que precisava. E a capacidade do treinador Wiliam Vieira foi de suma importância para chegar ao SESI e na seleção brasileira. Comecei nesse projeto aos 14 anos, no Ginásio da Avenida Teresina, onde hoje é o Centro da Juventude. Voltar aqui me faz lembrar o quanto o projeto abriu portas para que eu pudesse acreditar no sonho, que podia conseguir com a estrutura que era dada pela Prefeitura de Timon”, relembra Vinícius.
O sonho de Vinícius, assim como o da maioria dos atletas, é chegar à seleção adulta. Para tanto, a rotina de treinos mudou e o foco é se dedicar ao máximo. “Quando cheguei em São Paulo, me deparei com uma realidade diferente, com cargas de treinos maior, academia, e isso foi de grande importância para minha evolução, para ganhar experiências com os campeonatos disputados ao longo do ano. Isso me faz acreditar no sonho de chegar à seleção principal”.
Além de Vinícius Silva, o atleta timonense Makollys Klayver Machado Marti também integra o SESI de São Paulo. Ambos servem a categoria de base do SESI e tiveram um semestre positivo em disputa de campeonatos muito importantes, um deles em nível americano – a Copa Mercosul – onde estiveram presentes equipes de base da América do Sul.
De acordo com o técnico Wiliam Vieira, responsável pela preparação de ambos os atletas, o projeto Atletas de Futuro ganhou visibilidade pela oportunidade dada aos timonenses. “Com a ida do Vinícius para o SESI, o projeto Atletas de Futuro foi visto no cenário nacional. Depois veio a inclusão de outros atletas. Isso foi uma conquista para o projeto e para a nossa cidade de Timon, porque de certa forma estão sendo espelho para os demais e exemplos de que, quando se quer, tudo pode dar certo. Com isso, somado ao apoio, incentivo e investimento do projeto da Secretaria de Esporte de Timon, veio o sucesso. Temos muita gratidão ao apoio dado pelo secretário Lucélio Mendes, que não mede esforços para colaborar com o esporte”.
O projeto Atletas de Futuro, segundo Lucélio Mendes, possui cerca de 1500 integrantes e praticantes de modalidades esportivas, como Capoeira, voleibol, badminton, atletismo, ciclismo, handebol, futebol e futsal. “São milhares de crianças atendidas por meio do esporte. Cumprimos com o nosso papel de oferecer a iniciação esportiva, com isso, contribuir com a formação social e educacional dos participantes do projeto e também na revelação de talentos. O Vinícius Silva é um atleta que defende a seleção do país na categoria de base, joga em um dos melhores clubes, que é o SESI de São Paulo e isso nos deixa feliz”, conta Lucélio.