Para garantir a acessibilidade de idosos e deficientes físicos que têm direito a vagas preferenciais em estacionamentos, o que é o determinado pela a lei federal 4503/1997 do Código Brasileiro de Trânsito, a Prefeitura de Timon através do Departamento Municipal de trânsito de Timon – DMTRANS vem reforçar a importância da solicitação e retirada da carteira do idoso ou deficiente físico/visual, que resguarda o direito ao estacionamento preferencial. Em Timon, a população pode fazer o requerimento no próprio órgão de trânsito municipal, DMTRANS.
Para solicitar é simples, basta se dirigir a sede DMTRANS que fica localizado na Rua Joaquim Pedreira, Nº 55, bairro Parque Piauí. O solicitante deve levar as cópias e originais dos seguintes documentos: RG, comprovante de endereço, carteira nacional de habilitação (do idoso/deficiente ou motorista que o acompanha), documento do veículo e, para quem for deficiente, levar um atestado médico. A emissão da carteira acontece em 24 horas.
Segundo o diretor do DMTRANS, Ronaldo Martins, essa é uma forma de facilitar a locomoção destes cidadãos, cumprindo as exigências legais, que devem ser respeitadas pela população em estabelecimentos públicos ou privados. “Por isso, a carteira é importante para as pessoas garantirem o cumprimento do seu direito, e quem não portar a carteira e estacionar em vagas preferenciais, a fiscalização do DMTRANS vai agir conforme a lei, então é melhor respeitar e evitar multas”.
Fonte: Prefeitura de Timon