Os Jogos Escolares Timonense (JETs), promovidos pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ), a exemplo dos principais eventos esportivos, conta com a participação de fisioterapeutas no auxílio aos alunos/atletas das 46 escolas participantes da competição. São 40 pessoas envolvidas no atendimento da fisioterapia, dentre elas profissionais e estudantes das faculdades AESPI, FAPI, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Mauricio de Nassau.
A iniciativa da SEMEJ se deu pela necessidade do atendimento aos atletas durante as competições das 13 modalidades. Segundo a fisioterapeuta e coordenadora da equipe, Jéssica Maria, em cada local dos jogos há uma equipe à disposição para o atendimento. Jéssica destaca a importância da participação da fisioterapia nos Jogos Escolares.
“Eu fui atleta em 2011, quando jogava futsal, e hoje profissional da fisioterapia. Sei da necessidade de alguém dessa área acompanhar os atletas. É importante o atendimento imediato, para evitar que ocorra lesão grave e manter o atleta no esporte. Fizemos parceria com a Secretaria de Esportes e temos o apoio e material para o atendimento”, conta Jéssica.
A Secretaria de Esportes vai oferecer um certificado de 80 horas para as equipes de fisioterapia, o que é importante para o currículo dos estagiários e dos profissionais, assim como também serve como experiência para os que pretendem atuar no esporte.
“Essa é uma experiência nova para conhecermos melhor a realidade do esporte timonense e participar dos jogos é gratificante, porque sabemos da importância do atendimento imediato ao atleta durante a competição”, destacou o estudante Genivaldo Veras.
O secretário da SEMEJ, Lucélio Mendes, ressaltou que a cada ano a pretensão é buscar algo a mais que possibilite a melhoria dos jogos. “Essa parceria com os profissionais e estudantes da fisioterapia é algo muito importante e que está auxiliando nossos atletas. Durante o evento, todos os participantes têm a garantia de que tem pessoas capacitadas para atendê-los, caso ocorra qualquer necessidade. A SEMEJ dá todo o apoio e o material para este trabalho”.