O Projeto Atletas de Futuro, da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Timon (SEMEJ), oferece nove modalidades esportivas gratuitas com o intuito de socializar crianças, jovens e adolescentes. O Badminton foi além desse objetivo e revelou talentos que despontam no cenário esportivo do país. Kleber Zaidan de Carvalho Silva e Ana Luísa Leite Zecchin, alunos do Instituto Federal Tecnológico (IFMA), campus Timon, são referências nesse esporte no Brasil. Os dois conquistaram, recentemente, o título de campeão e vice-campeã, respectivamente, dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN). A conquista de ambos levou o badminton escolar maranhense à Primeira Divisão com os oito melhores Estados do Brasil.
Kleber Zaidan de Carvalho Silva e Ana Luísa Leite Zecchin já haviam conquistado medalha de bronze nessa mesma competição, considerada a maior do segmento estudantil no Brasil. O técnico Flaubert Lima, destacou o potencial dos atletas revelados no projeto. “Estou muito feliz pelos resultados e confiante em nossa meninada, que é guerreira e confiante em si mesma. O melhor de tudo é poder proporcionar um grande momento na vida esportiva deles, que é participar dos jogos escolares da Juventude”, comenta Flaubert.
Vale destacar que a SEMEJ tem a política de incentivo aos atletas e isso possibilita que os que apresentam condições de disputar eventos importantes possam mostrar a capacidade que têm no esporte. “É mais uma conquista do badminton. Tudo isso é fruto da dedicação do aluno, do professor e do apoio que temos procurado repassar aos atletas. Até o atleta conseguir a classificação para os Jogos da Juventude, tem várias etapas de competições que a Secretaria de Esportes incentiva e colabora para que os atletas participem. Fico feliz por esse resultado”, comentou o secretário de esportes de Timon, Lucélio Mendes.
CAMPEONATO TERESINENSE – Um total de 20 alunos atletas de Timon participaram do IV Campeonato Escolar de Badminton, em Teresina, sendo 12 atletas do Projeto Atletas de Futuro e oito do Projeto Educativo Mãos Dadas. Ao todo, conquistaram 32 medalhas, sendo 10 de ouro, sete de prata e 15 de bronze.