“Formar Cidadãos e Descobrir Talentos” é o propósito do Projeto Atletas de Futuro. E é com esse intuito que a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ), busca oferecer condições para que as mais de 1400 crianças atendidas pelo projeto tenham uma formação social, educacional e esportiva adequada. A mais recente iniciativa foi a realização de um encontro, na manhã de sexta-feira (24), com os profissionais que atuam no projeto, oferecendo-lhes capacitação que os auxilie na aprendizagem das crianças.
O psicólogo Caio Eduardo Costa e Silva e a assistente social Kleldisa Mesquita, ambos da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), proferiram palestras no sentido de contribuir com o planejamento diário do professor, visando melhor atender as crianças envolvidas no projeto.
Caio destacou a importância do trabalho do psicólogo e falou sobre várias temáticas da área. “A psicologia tem muito a contribuir com o esporte e com o desenvolvimento da criança como um todo e na relação dos professores com seus alunos; são diversos os temas que a gente aborda nesse tipo de treinamento. Conversamos sobre a indisciplina, como a mesma interfere no processo de aprendizagem, além das maneiras de lidar com isso e como obter sucesso diante desse problema, ou seja, como combater esse tipo de problemas da criança”.
Já a assistente social Kleldisa Mesquita enfatizou a importância da família, que é responsável pelas primeiras experiências do ser humano. “Todo projeto que envolve crianças e adolescentes contribui para um cidadão melhor e para isso precisamos pensar na família como base. Assim há desenvolvimento de uma boa educação, junto com o lazer e o esporte e isso faz com que a gente tenha melhores cidadãos e consequentemente pessoas e um futuro melhor”.
Nessa perspectiva de inclusão da família no Projeto Atletas de Futuro, o secretário da SEMEJ, Lucélio Mendes, informou aos professores sobre a parceria que deverá ser feita com outros órgãos do município que possibilitem uma melhor atenção à criança e à família. “Entendemos que há necessidade de expandir as ações. Às vezes, as atividades ficam limitadas ao professor, mas tem situações que passam da sua responsabilidade. O problema, às vezes, vem da família e não da criança. Por isso, pretendemos buscar parceria com órgãos como a SEMDES para incluir no projeto profissionais que poderão nos ajudar a tentar sanar os problemas do meio familiar. Assim, oferecermos lazer e esporte e atenção à família da criança”, destaca Lucélio Mendes.
O professor de badminton, Flaubert Lima, considera que a inclusão de novos profissionais no projeto contribuirá com a formação social das crianças. “Essa iniciativa é de fundamental importância, pois a visão do psicólogo nos possibilita planejar de uma forma diferente a condução do projeto, porque nos mostra uma melhor forma de abordagem e de tratar os alunos. Essa parceria que a secretaria pretende fazer com outros órgãos será interessante porque vamos saber lidar melhor com o lado social e até mesmo competitivo do projeto”.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O coordenador do Projeto Atletas de Futuro, Danilson Araújo Monteiro, fez uma apresentação sobre o projeto, mostrando desde a sua origem até os dias atuais, destacando a evolução ocorrida nos últimos anos. De acordo com Danilson, de 2013 – época de implantação do projeto – até então, a evolução tem sido satisfatória. Ele destacou ainda que atualmente o projeto atende mais de 1.400 participantes com idades entre 7 e 17 anos oferecendo, gratuitamente, o futebol, badminton, capoeira, futsal, handebol, voleibol, atletismo, beach soccer e jiu-jitsu.
Para Danilson, o encontro com os professores possibilitou novos conhecimentos que serão agregados ao desempenho das atividades diárias. “A Secretaria de Esportes, entendendo que o projeto é uma das suas principais ações, promoveu o encontro, que é de suma importância para os professores, principalmente no que diz respeito ao atendimento às crianças com idades de risco e propensas a qualquer mazela. Então, a pretensão do projeto é mudar a realidade da criança, dando nova oportunidade de vida e um futuro melhor”, disse Danilson.