Nesta quarta-feira, 30 de março, o prefeito de Timon Luciano Leitoa esteve reunido com jovens membros da Unidade dos Estudantes Secundaristas de Timon (UEST). Todos os integrantes são alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A UEST é uma entidade independente sem vínculos com a instituição federal de ensino.
Questões sobre meia passagem, passe livre e melhores condições dos ônibus que trafegam na cidade foram pautas apresentadas pelos jovens. O gestor do município ouviu as reivindicações e explicou como o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre Timon (MA) e Teresina (PI) – que será assinado nesta quinta-feira (31.03) – beneficiará não apenas os estudantes, mas também toda sociedade timonense.
“O transporte de passageiros entre Timon e Teresina é competência da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT até esta quarta-feira (30), a partir de quinta-feira (31.03) a responsabilidade passar ser das prefeituras envolvidas, pois o Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues estará em nossa cidade para assinatura do termo de adesão do Consórcio juntamente com o Prefeito de Teresina, Firmino Filho. No primeiro momento faremos um chamamento de algumas empresas de ônibus em caráter emergencial – companhias que ofereçam serviços de qualidade. Paralelo a isso, abriremos uma licitação para aquelas interessadas em realizar o serviço de transporte de entre as duas cidades”, comentou.
Os estudantes questionaram que a meia passagem que pagam em Timon é de um real e trinta e sete centavos, enquanto os estudantes de Teresina pagam menos, um real e cinco centavos. O Prefeito Luciano Leitoa explicou aos estudantes que as empresas de ônibus que realizam transporte de passageiros de caráter semi-urbano interestadual, por lei, não tem obrigação em conceder meia passagem ou passe livre, contudo, garantiu que entrará em acordo com as futuras empresas que realizarão os serviços entre as duas cidades e todos os cidadãos timonenses terão seus direitos garantidos.
“Depois da oficialização do Consórcio, teremos autonomia para cobrar as das empresas serviços de qualidade, principalmente ônibus com reais condições de transporte de passageiros. As prefeituras de Timon e Teresina terão poder fiscalizadoras. Entraremos em acordo com as empresas para que os estudantes paguem um preço acessível”, reforçou Luciano Leitoa.
Pontudas todas as questões levantas pelos jovens, o prefeito os convidou para estarem presentes na solenidade de assinatura do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana que será realizado nesta quinta-feira em frente à Prefeitura de Timon a partir das 13h. Participaram dessa reunião vereador José Carlos Assunção, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeremias Sampaio, Vereador Lázaro Martins.