14 de março de 2016
Prefeitura oferta curso de traçados em fita para aposentadas e pensionistas
Programa “Pós-aposentadoria” foi lançado nesta segunda-feira (14.03) pelo IPMT

Dar celeridade aos pedidos de aposentadoria e desburocratizando o serviço público, tem sido uma marca da Prefeitura de Timon. Agora, além de garantir os direitos legais dos inativos, o governo municipal preocupa-se em eliminar a ociosidade do cotidiano dessas pessoas.
O Instituto de Previdência deu início às aulas de “Vagonite em Fita” para a primeira turma de mulheres nesta segunda-feira, 14 de março. O curso terá duração de oito dias, com carga horária de duas horas por aula. Para a aposentada Ana Maria Soares Silva, a maior preocupação antes de se aposentar era como ocupar o tempo: “Esse curso veio na hora certa! Eu me aposentei recentemente, e agora o tenho como uma terapia. O que nós, aposentados, não podemos é ficar parados”, comentou. Todo material disponibilizado nas aulas foi adquirido pela Prefeitura de Timon.

Para ministrar a qualificação, o IPMT contou com o voluntariado da atual funcionária da Secretaria Municipal de Educação, Maria do Rosário de Fátima Oliveira, que procurou o instituto para solicitar a aposentadoria e ganhou uma nova oportunidade: “Eu vim ao IPMT para pedir minha aposentadoria e trouxe meu material de costura. Foi como a equipe soube do meu trabalho e me lançou o convite”. O objetivo do poder público é garantir o direito do servidor, mesmo após seu desligamento.
Continuidade do projeto
Pensando em melhorar a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas de Timon, a Prefeitura Municipal criou o programa “Pós-aposentadoria do IPMT”, que visa tirar os inativos da ociosidade. Lívia Siqueira, membro do instituto e uma das coordenadoras do projeto, comenta: “Esse programa terá continuidade com outros cursos. Pensamos também em atividades que envolvam homens e mulheres, bem como atividades físicas, cursos de informáticas e outros. São planejamentos que estamos amadurecendo e indo em busca de parcerias”.
