• Portal da Transparência

22 de fevereiro de 2016

Residencial Novo Tempo recebe mutirão contra o Aedes aegypti

Essa é a IV ação da Secretaria de Saúde no combate ao mosquito

1

O perigo que o Aedes aegypti vem causando está em todo o Brasil e as mobilizações estão sendo intensificadas no país. Em Timon, as ações não param nem nos finais de semana e, dessa vez, o Residencial Novo Tempo recebeu o sexto mutirão. Os agentes de endemias se concentraram na UBS do bairro para se distribuírem em equipes com todos os colaboradores da Secretaria de Saúde, que tem se mobilizado para intensificar as buscas contra os focos do mosquito. A ação também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros.

 

“Durante a semana, já realizamos esse trabalho; aos sábados, escolhemos os bairros com índice de casos acima de 1%, que é o tolerado pelo ministério da saúde, e o Novo Tempo é um deles. Como apresenta maior índice que o normal, intensificamos e visitamos às casas, dividindo por quadra”, explica Dolamito Marques, coordenador de endemias do município.

 

2

O índice de inspeções aos domicílios estipulado pelo Ministério da Saúde é de 80%; Timon já alcançou 82% de visitas às casas.  A cidade conta ainda com quatro carros fumacê, sendo que três foram disponibilizados pelo Estado por um período de 15 dias, para somar com o que já atuava no município. Os veículos já estão nas ruas trabalhando intensamente, rodando pelos bairros nos horários entre 5h e 7h da manhã e a partir das 17h até as 19h.

 

“Estamos 24 horas vigilantes. O trabalho preventivo é muito importante, e essa luta é de todos, cada um tem que fazer sua parte. Nós orientamos a população, entregamos informativos e, se for encontrado algum foco, já colocamos o larvicida”, conta Márcio Sá, secretário de Saúde.

 

Os bairros Sucupira, Cidade Nova, São Benedito, Vila Osmar, Pedro Patrício já foram visitados somente neste ano de 2016. O Novo Tempo recebeu esta edição das ações de combate e já possui diversas ações da Prefeitura. A Unidade Básica do Bairro oferece assistência à saúde da população, além dos investimentos na área da educação, como a creche, a escola de ensino fundamental e uma escola de ensino médio já em obras. A prefeitura está trabalhando e quem ganha é a população.

 

Dona Zélia Martins, moradora do bairro, percebe a grande importância de abrir as portas de sua casa para os agentes fazerem seu trabalho. “Eu acredito que é muito importante, sempre deixo meu quintal limpo, mas é bom receber estas orientações, não quero doenças na minha família. E mais importante: eu faço minha parte, mas preciso que meu vizinho também faça”, destaca ela. O perigo aumentou e a responsabilidade é de todos. A Prefeitura trabalha intensamente para acabar com os índices de doenças e focos na cidade.

 

3

Últimas Notícias





Siga a prefeitura