Com o objetivo de otimizar o atendimento aos usuários do CAPS Adulto e a comunidade em geral, foi implantado no Centro o programa de Controle e Prevenção do Tabagismo, um projeto constituído por uma equipe multiprofissional da própria unidade e que segue o modelo do Plano Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
Para o desenvolvimento do projeto, a equipe responsável realizou uma triagem, com as pessoas interessadas em participar do plano, seguindo as diretrizes do PNCT. A triagem teve duas etapas: a primeira teve por objetivo avaliar a história tabagística e o grau de dependência do participante, por meio de perguntas diretas e questionamentos subjetivos. A segunda etapa consistiu em um encontro com a família dos voluntários.
De acordo com a enfermeira Edilene Jesus, responsável pelo projeto no CAPS, dez participantes aderiram ao programa. Destes, 70% é do sexo masculino e 30% do sexo feminino. A planilha dos dados aponta ainda que 70% dos participantes estão na faixa etária de 36 – 50 anos e 30% são maiores de 51 anos. Das pessoas que aderiram ao programa, 90% são usuários do CAPS e sofrem algum transtorno mental e 10% não são usuários do serviço e não possuem transtorno mental. Quanto ao início do uso do tabaco, 30% dos voluntários iniciaram o consumo entre os 12 e 18 anos, enquanto 10% iniciaram mais precocemente, representando o início entre a infância e a adolescência. Todos os participantes mencionaram que já tentaram parar de fumar e, ao aplicar o teste, 30% dos participantes apresentaram elevado grau de dependência, 20% grau muito elevado, 20% média, 20% muito baixo e 10% baixo grau de dependência.
“O tabagismo integra o grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa. Com o desenvolvimento do programa, é articulada a implantação das medidas de redução à dependência e ao abandono do tabaco. No CAPS, junto à implantação, realizamos o encontro familiar e instigamos o valor do apoio da família, principalmente, por serem portadores de transtornos mentais. O programa contará com outras seis etapas que serão executadas no período de um ano. O objetivo será contribuir com a redução e o abandono da dependência através de medidas educativas”, ressaltou Edilene Jesus.