Secretaria de Saúde realiza quarta edição do mutirão de combate ao aedes aegypti
As ações da prefeitura para combater o mosquito transmissor da zika, dengue e chicungunha não param. Dessa vez o bairro São Benedito recebeu essa importante mobilização que a Secretaria de Saúde vem realizando nos bairros. “Fazemos a escolha dos bairros para intensificar as visitas aos domicílios baseado nos focos de infestação”, explica Márcio Sá, secretário de Saúde.
A quarta edição dessa ação contra a ploriferação do mosquito acionou cerca de 50 agentes de endemias, além da equipe que faz a saúde em Timon. Cada agente visitou de 15 a 20 casas, ” os domícilios que foram encontrados fechados, listamos, e voltamos para fazer a chamada recuperação, onde é encontrado foco colocamos o larvicida, esse trabalho aqui é além do nosso trabalho diário”, conta Dolamito Marques, coordenador dos agentes de endemia.
O trabalho não para por ai, a secretaria de saúde em conjunto com a superintendência de limpeza e urbanização – Slu realizam além da visita às casas o recolhimento de materiais e entulhos que possam ser possíveis reservatórios do mosquito. “Nós estamos alinhados com os agentes de endemias e sempre de prontidão à atender a população, estamos atentos e trabalhando direto para combater reservatórios das larvas do mosquito, lixo, entulho, resíduos, tudo estamos recolhendo e estamos de olho principalmente nos terrenos baldios que são um perigo”, afirma Alexandre Luz, superintendente da SLU.
E para que o contato com a população seja direto e simples, a secretaria de saúde criou o Disque-dengue, um número disponível para que as pessoas possam ligar e fazer denúncias, domicílios que estejam fechados e possam estar guardando entulhos, lixos jogados em locais proibidos e dúvidas a serem esclarecidas. O telefone do disque-dengue é o (99) 3212-2155. O mutirão contra dengue já passou pelos seguintes bairros: Sucupira, Cidade Nova e Pedro Patrício. O próximos a serem visitados serão informados em breve, com panfletagem e carro de som.