13 de junho de 2024

Prefeitura de Timon une informação e esporte no Dia Mundial De Combate ao Trabalho Infantil

Em alusão Dia Mundial De Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizou, nesta quarta-feira (12), o torneio de futsal “Cata-Vento”, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Crianças e adolescentes participaram da atividade no Ginásio Francisco Carlos Jansen. “O trabalho infantil que ninguém vê” é o tema da campanha deste ano lançada pelo governo federal.

A SEMDES articula diversas iniciativas por meio do projeto “Criança não tem trabalho não”. Além do torneio “Cata-Vento”, a secretaria já havia realizado ações nas escolas e blitz educativa nas ruas. As atividades de conscientização e prevenção são intensificadas no município no mês de junho, com mobilizações, informações e propagandas dos principais canais de denúncia. No ano passado, Timon ficou em 3 º lugar entre as cidades maranhenses com o Selo Município sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo, atribuído pelo Governo do Estado.

De janeiro a dezembro de 2023, 2.564 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil foram resgatadas, sendo 136 casos no Maranhão, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além da fiscalização, diversas cidades atuam de forma integrada no combate, com campanhas para orientar e estimular a sociedade a fazer denúncias.

De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a campanha “o trabalho infantil que ninguém vê” ilustra diversas atividades realizadas por crianças e adolescentes, enquadradas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), como o trabalho nas ruas, em confecções, a venda de bebidas alcóolicas, os serviços domésticos e o trabalho rural, que serve e alimenta aqueles que exploram a mão de obra infantil.