O período conhecido com B-R-O-Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro em Timon, apresenta elevadas temperaturas o que exige pequenas mudanças na rotina. Deve-se adotar, por exemplo, uma alimentação mais leve e mais saudável, beber muita água, praticar atividades físicas ao ar livre, como caminhada, corrida, andar de bicicleta, entre outras. Além disso, é importante manter uma dieta balanceada, composta por frutas, legumes e verduras frescas, que, durante o verão são mais fáceis de encontrar na feira. Por esse motivo, aproveitar a estação para livrar o corpo das toxinas e aumentar o metabolismo melhora a qualidade de vida.
Essas medidas já são bem conhecidas pelo timonense, mas a nutricionista Lara Formiga orienta sobre outras mudanças que podem ajudar muito a diminuir os efeitos do calor. “Ter horários regulares e fracionar as refeições em porções menores, substituir o sorvete cremoso por picolé de frutas, incluir na alimentação diária alimentos ricos em fibras, como milho, aveia, feijão e outras leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico), palmito, ameixa seca, frutas na forma natural, verduras e legumes, optar por frutas com alto teor de líquidos e a capacidade de repor eletrólitos, como o sódio e o potássio como: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde”, explica.
Nesta estação, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os cuidados com os alimentos. Deve-se manter os alimentos refrigerados e somente retirar do refrigerador os alimentos na quantidade que for realmente consumir. As doenças respiratórias que surgem nesta época do ano exigem cuidados, mantendo as mucosas sempre úmidas, bem como o ambiente. Para isso, é preciso ingerir muito líquido, utilizar soro fisiológico para lavar o nariz e o uso de umidificador ou uma bacia com água ajudam a melhorar a umidade do ar. Crianças e idosos exigem atenção redobrada; oferecer água com frequência é o ideal.