A Campanha de Combate ao Trabalho Infantil nos cemitérios é tradicionalmente realizada pela Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, por meio da coordenação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-AEPETI. Essas ações tem o financiamento do Projeto Itaú Social.
Nesta quinta-feira (02), feriado nacional, é o dia dedicado por boa parte das famílias à visitação aos cemitérios municipais e particulares. Em Timon, as equipes da Proteção Social Especial e Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil estiveram nos quatro cemitérios com maior circulação de pessoas.
O Cemitério São José, João Germano, São Miguel e Jardim das Flores, estiveram durante todo o dia com um número considerável de pessoas visitando seus familiares já falecidos. As equipes realizaram uma abordagem social para conscientização, com entrega de leques da campanha e informações sobre o combate ao trabalho infantil nesta data.
“As ações iniciaram em outubro para evitar esse costume de utilizar para este dia a “ajuda” de crianças na limpeza e manutenção dos túmulos, ou na venda de artigos como vela e coroas de flores. Tivemos encontros com as associações comunitárias, fomos até as escolas e os CRASs e hoje culmina na finalização da campanha”, explica Tailan Santos, assistente social e representante da equipe do Aepeti na ação.
O trabalho de limpeza e manutenção desses locais já é feito pela equipe de limpeza do município, a Superintendência de Limpeza e Urbanização (SLU). A campanha tem o apoio da Pax União, cemitérios particulares e Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.