Lugar de criança é na escola! E nos horários vagos elas merecem momentos de lazer. Afinal brincar é a melhor maneira de dizer “eu te amo” para uma criança.
É por isso, e pela preservação dos direitos de cada criança timonense, que todo mês de novembro é realizada a campanha de combate ao trabalho infantil nos cemitérios.
A ação faz parte dos projetos e agenda fixa da Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, por meio da coordenação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-AEPETI. Essas ações tem o financiamento do Projeto Itaú Social.
Com a proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro, data que marca a visita aos cemitérios por boa parte da população aos familiares já falecidos. São realizadas ações da campanha para evitar esse costume de utilizar para este dia a “ajuda” de crianças na limpeza e manutenção dos túmulos, ou na venda de artigos como vela e coroas de flores. O trabalho de limpeza e manutenção desses locais já é feito pela equipe de limpeza do município, a Superintendência de Limpeza e Urbanização (SLU).
“A prefeitura é incansável no combate ao trabalho infantil. E mesmo numa data pontual como essa, realizamos a campanha para extinguir esse tipo de prática e manter os dados que o município já possui e são muito positivos”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social do município.
Em resultado divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Maranhão (SEDES), em março deste ano, do Selo Município sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo promovido pelo Governo do Estado premiou Timon com o 3º lugar no ranking entre os municípios maranhenses.
As ações iniciaram nas associações e em escolas do município com entrega de informativos e cartilhas para as crianças e orientações pertinentes aos adultos já em outubro. A campanha é realizada na Rede de Assistência social durante todo o ano em Timon.
No dia 2, as equipes da Proteção Social Especial e Comissão Municipal voltadas para esta temática estarão nos quatro cemitérios com maior fluxo de pessoas do município. Será feita a abordagem social nos seguintes cemitérios: Jardim das Flores, João Germano, São José
e São Miguel a partir das 7h30.
A campanha tem o apoio da Superintendência de Limpeza e Urbanização (SLU), Pax União, cemitérios particulares e Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.