Proporcionar saúde mental, melhorar a qualidade de vida e reabilitação psicossocial são os objetivos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) de Timon. Com equipe multiprofissional, os tratamentos oferecidos nas unidades têm feito diferença na vida de timonenses que sofrem transtornos mentais graves.
É o caso de Raimunda Tavares, 47 anos. Ela conta que, após o parto, desenvolveu uma forte depressão, um grande sofrimento psíquico, e é no CAPS Adulto onde tem encontrado acolhimento e tratamento adequado.
“Eu estou bem melhor. Demorei buscar ajuda porque não aceitava o que estava sentindo. Mas, quando eu cheguei ao CAPS, me senti acolhida, nos atendimentos, nas terapias. Hoje, estou estável graças ao tratamento que tenho de toda equipe do CAPS”, conta. Acompanhada do marido, Raimunda celebra sua vida alinhando o amor que recebe da família, o atendimento medicamentoso e terapêutico da unidade.
Jaciara Fernandes, 41 anos, apresenta crises convulsivas desde a infância, desenvolveu depressão e esquizofrenia . Tanto Raimunda, como Jaciara, tiveram crises intensas.
“O CAPS me recebeu de braços abertos. Minha mãe me levava para os atendimentos e hoje eu já consigo ir sozinha porque eu sei que preciso dessa ajuda e lá eles me tratam bem. Eu sinto como se fosse uma família”, disse Jaciara, que é paciente intensiva acompanhada por equipe terapêutica multidisciplinar.
Setembro amarelo: campanha pela Vida
O Setembro Amarelo é a campanha nacional de conscientização da importância da vida e da prevenção do suicídio. A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Benigno, adianta que Timon terá uma vasta programação de ações com objetivo de alertar e conscientizar sobre este grave problema social. A programação tem parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A solenidade de abertura da programação do Setembro Amarelo será na próxima terça-feira (5) em ato público promovido pelo Ministério Público e a Prefeitura de Timon, no auditório do Centro de Formação Wall Ferraz, a partir das 8h.
“Durante todo o mês de setembro vamos intensificar nossas ações, com palestras, rodas de conversa, fazendo intervenções tanto nos CAPS, como nas UBSs, em espaços públicos. Vamos movimentar Timon para conscientizar sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio”, conta a coordenadora.
Rede de saúde mental de Timon
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município são portas de entrada para atendimento em Saúde Mental no município. No entanto, os três CAPSs também recebem demanda espontânea e não têm agendamento para triagem.
A Rede de Saúde Mental de Timon conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infantojuvenil), além do ambulatório na Policlínica Municipal e equipe Multi, nas Unidades Básicas de Saúde.
“Os CAPS atendem pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Na Policlínica temos esse auxílio quando existe o transtorno médio ou leve. E nós temos a equipe Multi com os usuários que não têm um transtorno de fato, mas que precisam de atendimento em saúde mental”, explica a coordenadora da rede de saúde mental de Timon.
O CAPS Adulto fica localizado na Rua Justino de Oliveira Costa, 980 – São Benedito. O CAPS Infanto Juvenil é situado na Rua Getúlio Vargas, 280- Centro.
Já o CAPS AD, na Avenida Benedito Ferreira Campos, 210 – Parque Alvorada.