Cento e dezessete banheiros secos – sanisolares – irão beneficiar famílias da zona Rural de Timon. A Prefeitura celebrou um convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf para a aquisição dos banheiros. O objetivo é a melhorar qualidade de vida de quem ainda não possui acesso a saneamento básico em casa. A prefeita Dinair Veloso assinou nesta terça-feira (23) o termo de cooperação com a Companhia.
A fim de alinhar os critérios técnicos e sociais para a seleção das famílias que irão receber os sanisolares, os secretários municipais de Desenvolvimento Rural – Rodrigues Neto, Saúde – Márcio Sá e Infraestrutura – Lourival Júnior estiveram na sede da 8ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em São Luís/MA.
“Esses banheiros vão melhorar muito a qualidade de vida das pessoas que precisam, que ainda não possuem banheiro em sua residência na zona Rural, melhorando a questão sanitária e evitando a proliferação de doenças. Como isso, terão uma vida mais saudável, de melhor qualidade”, avalia o secretário de Desenvolvimento Rural de Timon, Rodrigues Neto.
Os sanisolares são conhecidos como banheiros secos por não precisarem de água, eletricidade, compostagem ou produtos químicos. Assim, trazem como vantagem a facilidade de uso e de manutenção, ao mesmo tempo em que melhoram as condições de higiene e saúde. São sistemas sanitários cuja tecnologia é de manejo simples, mas de eficácia comprovada.
Para o secretário de saúde de Timon, Márcio Sá, ter o mínimo de saneamento traz impactos na saúde, na educação e na qualidade de vida das famílias. “Nas 117 residências onde serão instalados os banheiros, as pessoas terão ganhos significativos em relação à higiene, a cuidados pessoais e à saúde em geral”, pontuou Sá.
Lourival Júnior, secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Timon (Seinfra), explica que a tecnologia usada pelo Governo Federal na construção dos banheiros é nova e será implantada no Nordeste, nas regiões mais secas. “É uma inovação, pois é um banheiro que funciona sem água. Timon foi contemplado com 117 unidades e será feita uma triagem, de acordo com os critérios do Governo Federal. Vai melhorar muito a vida do cidadão do campo. Serão melhorias nos eixos da saúde e do bem-estar”, explica o secretário da Seinfra.
COMO FUNCIONAM OS SANISOLARES?
Nos sanisolares, com ajuda da radiação solar, os resíduos são secos e higienicamente estabilizados por um sistema de ventilação especial. Ao contrário dos sistemas sanitários convencionais, os banheiros secos reduzem os dejetos em aproximadamente 95% e estabiliza os resíduos restantes sem a necessidade de qualquer manuseio ou de instalações adicionais. Com isso, é evitada a proliferação de doenças e a poluição do meio ambiente.