• Portal da Transparência

9 de agosto de 2023

Timon realiza 6ª oficina de Planificação para melhorar prestação de serviços de saúde

Durante toda esta semana, a Rede de Atenção Primária à Saúde de Timon participa da 6ª oficina da Planificação SUS. A programação conta com rodas de conversas, plano de cuidado e autocuidado apoiado, avaliações de estatísticas e apresentações de planos de ações. O município recebe a consultora e as facilitadoras do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A planificação organiza serviços que já são oferecidos pela rede de saúde municipal. As oficinas fortalecem, sobretudo, a Atenção Primária e a Atenção Especializada (Centro de Atenção Especializada Materno Infantil ), pois trata de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua envolvendo todos os trabalhadores ,beneficiando o usuário.

Na última segunda-feira(7), houve a abertura com da 6ª Oficina de Planificação. No auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a rede de saúde  apresentou plano de ação da planificação da Atenção Primária, discutiram dados da cobertura vacinal e analisaram estatísticas de mortalidade infantil. Durante a tarde foi apresentado o plano de ação da Unidade Básica de Saúde 26/27 Parque Piauí I, que será UBS de referência no município Unidade Laboratório. As equipes explanaram os avanços e os processos que já estão implantados.

Nesta terça-feira (8), no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, foi realizado encontro presencial  com tutores e suplentes das UBS, coordenação da Atenção Primária, coordenadora da Planificação, supervisores, diretores, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, coordenadora da Equipe Multidisciplinar e a responsável Técnica de Notificação de óbitos Materno e Infantil.

Na oportunidade, foi apresentado plano de ação da Unidade Básica de Saúde  Padre Delfino e as equipes São Benedito e Povoado Vertente apresentaram o plano de cuidado e autocuidado apoiado.

“Iremos continuar a programação nesta semana, com a reunião do grupo condutor de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil e fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil. As oficinas de Planificação são realizadas constantemente, a última foi em junho deste ano, e  são um momento de troca entre as equipes, onde se é discutido como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço”, enfatiza Francymara Rodrigues, coordenadora do processo de Planificação municipal.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, participou das atividades da Oficina de Planificação e destacou o empenho de todos os envolvidos no processo.

“Timon tem avançando muito na Planificação. O objetivo da planificação no município é organizar o processo de trabalho na Atenção Primária e junto com atenção especializada CAEMI, organizar a rede de serviços prestados no município. Os profissionais trocam experiências, apresentam planos de ação e o resultado é um trabalho cada vez mais alinhado.  Tanto na  nossa rede de Atenção Primária, como a especializada, por meio o CAEMI, estamos constantemente recebendo tutorias do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo e o CONASS, e assim capacitamos mais ainda nossos gestores”, destaca o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura