A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) iniciou, nesta segunda-feira (19), na Fundação Cidadania, a ação de capacitação “Criança Não Tem Trabalho Não”. A abertura do treinamento reuniu diversas equipes da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de média e alta complexidade atuantes na cidade.
O primeiro dia trouxe diálogos sobre o SUAS enquanto instituição, os conceitos sobre vulnerabilidade e violação de direitos e a apresentação dos pontos de risco do município. A ação de capacitação no combate ao trabalho infantil será realizada entre os dias 19 e 23 de junho e 10 a 12 de julho, na Fundação Cidadania.
O treinamento é uma ação do projeto “Criança Não Trabalha Não”, financiado pelo Itaú Social que visa fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento do trabalho infantil para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município e na sociedade em geral. As ações são articuladas e desenvolvidas no âmbito da política de Assistência Social em parceria com a rede intersetorial e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.
O público-alvo dos treinamentos são equipes que integram a rede de Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE), compostas por diferentes entidades:
– Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF;
– Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);
– Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população em situação de rua (Centro POP);
– Casa Cidadão;
– Residência Inclusiva;
– Lar da Criança;
– Família Acolhedora.