“Lugar de criança é na escola, é brincando e com seus direitos garantidos. É muito importante que todos estejam unidos para juntos combater esse mal que ainda atinge nossas crianças e adolescentes”, afirma a prefeita de Timon, Dinair Veloso.
A caminhada levou centenas de pessoas às ruas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) intensifica ações da Rede de Assistência durante todo o mês de maio, mas realiza atividades em favor do público infantojuvenil o ano inteiro, a caminhada já é tradicional no município. Além da atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar, órgãos que zelam pela proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes timonenses.
Este ano, mais uma vez em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a caminhada teve a participação dos alunos das escolas municipais. Os estudantes levaram a bonequinha Nina, mascote da campanha, para a Avenida e se vestiram de esperança e alegria.
Todos os demais representantes da administração pública estiveram presentes, fortalecendo a Rede de Proteção das crianças e adolescentes.
18 de maio de 2023 é a data que marca o 23º ano de mobilização da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Hoje completa 50 anos da morte brutal da garotinha de apenas 8 anos, Araceli Crespo.
O crime bárbaro foi o pontapé para uma mobilização real do Poder Público e da sociedade no combate à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. A triste data, há vinte e três anos no Brasil, se transformou em uma grande mobilização dos municípios e da sociedade. Que juntos constroem estratégias para proteger todas as crianças e adolescentes das marcas da violência e da impunidade.
“Hoje é sempre um ponto alto da campanha que massificamos o mês inteiro. E ver tantas crianças e adolescentes aqui participando é muito importante. Eles são o motivo de tudo que é desenvolvido, eles são grandes multiplicadores dessa mensagem. Além de todos os parceiros envolvidos que fortalecem a Rede de Proteção no nosso município”, afirma Marcus Vinícius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.
Durante a caminhada , o Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans) deu apoio ao evento. O trajeto saiu da sede Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Av. Teresina e finalizou com um momento lúdico para as crianças na Praça São José, no centro da cidade.