Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagens e auxiliares administrativos da Rede de Atenção Primária a Saúde de Timon participaram , nesta terça-feira (7), de capacitação da plataforma Telenordeste. Em videoconferência com especialistas do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, os profissionais aprenderam mais sobre a plataforma eletrônica que possibilita que pacientes com doenças crônicas atendidos em Unidades Básicas de Saúde possam ter consultas especializadas por meio de telemedicina.
Atualmente, a plataforma Telenordeste está implantado em 22 UBSs de Timon, oferecendo teleconsultas de cardiologia, endocrinologia, reumatologia, geriatria, neurologia, pneumologia, psiquiatria, infectologia, dermatologia, ginecologia, obstetrícia e cuidados paliativos.
A capacitação com os profissionais de saúde foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora da Rede Atenção Primária de Timon, Geovana Luz, explica que ,na prática, a Telenordeste permite a um especialista da Beneficência Portuguesa participar de forma on-line de consulta que o médico da UBS estiver realizando. Eles discutem o caso em conjunto, oferecendo orientações e contribuindo assim para um acompanhamento mais adequado ao paciente.
“Na capacitação, os profissionais aprenderam mais como funciona a plataforma e como ter acesso às consultas especializadas com os profissionais da Beneficência Portuguesa. A prioridade de atendimento é para pacientes crônicos de maior risco”, explica Geovana.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, ressalta que a plataforma Telenordeste foi implantada na Atenção Primária de Timon em outubro do ano passado e o objetivo é ampliar para o maior números de UBSs.
“Estamos fazendo adequações para que mais unidades possam ter acesso a esse importante serviço, que possibilita um atendimento mais individualizado e efetivo por meio da parceria entre nossos profissionais das UBSs e os especialistas da Beneficência Portuguesa”, destacou o secretário.