Nesta semana, gestores da Secretaria Municipal de Saúde receberam representantes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para mais um encontro do Planifica SUS.
No auditório da Fundação Cidadania, foi realizado o encontro presencial de Tutoria de Planificação de Atenção à Saúde, com a participação de tutores e suplentes da Planificação do município, das coordenações de Atenção Primária, de Planificação, supervisores, coordenadora da Equipe Multidisciplinar e a responsável Técnica de Notificação de óbitos Materno e Infantil.
Francymara Rodrigues, coordenadora do processo de Planificação no município, explica que o Planifica SUS organiza serviços que já são oferecidos pela rede de saúde municipal. As oficinas fortalecem, sobretudo, a Atenção Primária, pois trata de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua envolvendo todos os trabalhadores e beneficiando o usuário.
“O objetivo da planificação no município de Timon é organizar o processo de trabalho na Atenção Primária e junto com atenção especializada CAEMI- Centro de Atenção Especializada Materno Infantil organizar a rede de serviços prestados no município”, explica Francymara.
Além do encontro realizado na Fundação Cidadania, na última segunda-feira (30), no auditório da Coordenação de Atenção Primária, as facilitadoras da Beneficência Portuguesa e CONASS, e gestores do município se reuniram com tutoras da Regional de Saúde do Estado, Vigilância Epidemiológica, coordenação de vacinas ,coordenadora do CAEMI, supervisor da saúde bucal e coordenadora do centro do idoso.
“Estamos dando continuidade, em 2023, à Planificação. As oficinas são um momento de troca entre as equipes, onde se é discutido como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço. Tanto nossa rede de Atenção Primária, como a especializada, por meio o CAEMI, estamos constantemente recebendo tutorias do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo e o CONASS, e assim capacitamos mais ainda nossos gestores”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.
Em reunião realizada hoje na Unidade Regional de Saúde, Ademilde Andrade, consultora da Planificação da Atenção à Saúde da Beneficência Portuguesa, ressalta que o processo da planificação em Timon ocorre desde 2017.
“O diferencial é que envolve todos os trabalhadores de atenção primária, atenção ambulatorial especializada. Outro ponto importante é que traz instrumentos para operacionalizar tudo que está escrito na política nacional da atenção básica, nos decretos,nas portarias do Ministério da Saúde. Timon está tendo avanços significativos”, explica.