• Portal da Transparência

14 de dezembro de 2022

CAEMI encerra o ano com mais de 1.800 atendimentos a gestantes de alto risco em Timon

Referência na oferta de serviços de saúde às gestantes de alto risco em Timon, o Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil (CAEMI) realizou, em 2022, 1.838 atendimentos. Destes, 452 foram de pediatria e 1.386, obstetrícia.

Quem passa pela dificuldade de ter uma gravidez considerada de risco, sabe a importância do apoio de uma equipe multidisciplinar e humanizada para que a gestação flua da melhor forma possível. É o caso já jovem Mônica da Conceição, 34 anos.

Logo no início da gravidez ela descobriu, na Unidade Básica de Saúde (UBS) que é acompanhada, que tinha miomas e precisava de acompanhamento especializado. “Foi aí que fui encaminhada para o CAEMI. Hoje estou com 22 semanas de gestação e sou acompanhada aqui desde que descobri meu problema. O atendimento aqui é excelente. Desde a recepção até a equipe de enfermagem, médico, psicólogo, nutricionista. Faço todo aqui acompanhamento aqui e me sinto acolhida”, conta a jovem.

Daiana Meire, moradora da zona Rural, está à espera do 5º filho. Com hipertensão arterial, ela também faz acompanhamento no CAEMI. Ao lado do companheiro, nesta terça (13), o coração da jovem ficou mais tranquilo ao saber, por meio de ultrassom, que estava tudo bem com o bebê.

No CAEMI, as pacientes recebem o laudo da ultrassonagrafia imediatamente após o exame. De janeiro a novembro deste ano, foram realizadas quase 700 ultrassons.

“Vim aqui fazer a ultrassom e graças a Deus a médica disse que tá tudo bem. Estou 33 semanas de gravidez, esperando um menino”, disse, mais aliviada, Daiana.

A diretora do CAEMI, Francisca Maria, explica que o Centro acompanha as gestantes e os bebês de alto risco durante pré-natal, e no pós-parto, até a criança completar 10 anos de idade.

“Temos obstetra, radiologista, pediatra, enfermeira, assistente social, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. É uma equipe multiprofissional, que acolhe as pacientes de alto risco, que são encaminhada ao CAEMI pelas UBSs. Neste ano, equipe de facilitadoras do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), esteve em Timon e segundo dados dos prontuários e acompanhamento dos serviços, o CAEMI alcançou 95% de aprovação das pacientes”, destaca a diretora.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, ressalta que os investimentos na saúde integral da mulher é uma prioridade da prefeita Dinair Veloso. Além de pacientes das zonas Urbana e Rural de Timon, o CAEMI também atende gestantes das cidades de Matões, Parnarama e São Francisco.

“É com orgulho que oferecemos um serviço de atenção especial a gestantes de alto risco, como o CAEMI. Com o atendimento de qualidade, reduzimos os índices de mortalidade materno-infantil”, reforça o secretário Márcio Sá.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura