O Caravana Rural foi até o Povoado Cão Açu, na zona Rural de Timon, neste sábado (24). Moradores locais e regiões vizinhas lotaram a escola Zelina Assunção Silva para solicitar diversos serviços das secretarias de saúde, assistência social, entre outras. Nesta edição, o Programa Viva Sorriso chegou a 1.100 próteses dentárias entregues à população do campo.
O Caravana Rural leva serviços e autoestima à população. Por meio do Programa Viva Sorriso, dona Irami de Oliveira e seu Francisco Moreira falam sobre a diferença que as placas dentárias vão fazer em suas vidas. Já idosos, ambos confessam que não teriam condições de comprar os implantes.
“Vai melhorar [minha vida], vou me sentir muito melhor. Estou alegre com o trabalho que estão fazendo”, elogia dona Irami.
“Veio em boa hora, as condições não são fáceis. Eu pus uma de graça hoje, então achei ótimo receber aqui no meu Povoado. Para quem mora na zona Rural as coisas são ainda mais difíceis, então muito obrigado”, agradece seu Francisco, morador do Cão Açu.
Para minimizar a desigualdade, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), em parceria com o Centro Especializado de Odontologia (CEO), criou o Viva Sorriso. O Programa já totalizou 1.100 beneficiários na zona Rural.
“Aqui, a gente tem saúde, educação, Secretaria da Mulher, entre outros. Em especial, nós temos o Viva Sorriso, com as próteses dentárias. Esse projeto é direcionado às pessoas do campo, porque muitas vezes elas não têm dinheiro para pagar a passagem, não conhecem. Assim, a gente vem contemplando essas pessoas da zona Rural, que tem o mesmo direito das pessoas da zona Urbana”, explica o secretário da SEMS, Márcio Sá.
Além disso, o Caravana Rural também contempla gestantes. Maria José, de 18, anos está grávida do segundo filho. A moradora do Povoado Pedra comemora o fato do seu bebê poder ter o que a sua primeira filha não teve.
“Foi uma benção ter recebido aqui [o enxoval], uma coisa boa, pois alguns têm condições, outros não têm. Eu não tive um para a minha primeira filha, então eu aprovo o [Caravana Rural]”, disse Maria José, que também recebeu um dos 20 filtros entregues pelo SAAE.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) mobilizou agentes para realizar Cadastro Único e atender solicitações de inclusão em programas como Auxílio Brasil e Carteira do Idoso na região.
No colégio Zelina Assunção Silva, moradores fizeram filas para atendimentos específicos da Semdes, do Procon, para receber medicamentos, além de colocar o cartão de vacina para a Covid-19 em dia.