• Portal da Transparência

27 de maio de 2022

1ª Plenária Municipal de Saúde Mental de Timon discute políticas públicas sobre o tema

 


O Conselho Municipal de Saúde junto à Secretaria Municipal e a Coordenação de Saúde Mental realizou na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, a 1ª Plenária Temática de Saúde Mental da cidade. O evento abre as discussões e aprova propostas para as conferências Macrorregional Estadual e Nacional, que deve reunir trabalhadores de saúde, usuários da rede de saúde mental, membros do controle social, prestadores de serviços, autoridades locais e a comunidade em geral, tendo como objetivo principal o levantamento de alternativas que fortaleçam e aprimorem as políticas públicas direcionadas à saúde mental.

“Quem compareceu hoje aqui a plenária tem realmente o interesse em ver as políticas de saúde mental avançando. Há 22 anos,foi realizada uma conferência com o tema. E hoje ,Timon realiza sua plenária” explica Luís José, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Foram delegadas ações e garantias para preservar e ampliar os direitos dos usuários. Durante a plenária, houve uma palestra com a psicóloga Andréia Leite sobre a Luta Antimanicomial.
“Convidamos todos os profissionais e usuários para participar, porque queríamos propor para as conferências Macrorregional e a Nacional propostas viáveis e a presença de todas as partes envolvidas são de suma importância”, explica Laiana Sousa, coordenadora de saúde mental de Timon. Os municípios devem realizar a plenária seguindo as diretrizes e datas estabelecidas pelos poderes regionais e nacionais. Após a plenária municipal, todos os delegados eleitos levarão as propostas às conferências: Macrorregional e a Nacional.


“A presença de todos é muito importante para realmente discutir propostas reais e eficazes no avanço da rede de atenção à saúde mental. Temos hoje em nosso município uma estrutura que conta com uma Rede de Atenção Psicossocial com Caps Infantojuvenil, Caps Adulto e Caps Álcool e Drogas, além de Atendimento psicológico e psiquiatra na Policlínica do município, que inclui ainda a urgência do Hospital do Parque Alvorada e as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que realizam o primeiro atendimento ao paciente para ser encaminho ao atendimento especializado”, afirma Marcus Vinícius Cabral, secretário de saúde de Timon.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura