O município realiza durante o ano inteiro a fiscalização às residências para buscar possíveis focos endêmicos das arboviroses – Dengue, Zika e Chinkungunya. O período chuvoso traz consigo o aumento de casos dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegipty. Os agentes de endemias vistoriam os domicílios, depósitos e terrenos baldios com a permissão do proprietário ou inquilino do local e aplicam larvicidas nos pontos que proporcionam o desenvolvimento do mosquito.
Além disso, a equipe realiza o bloqueio de áreas onde já houve casos positivos da doença. “Chamamos de bloqueios, pois é feita uma nebulização com inseticida utilizando as bombas costais. Nossos agentes passam nos quarteirões onde houve a confirmação e isso possivelmente bloqueia a visita do mosquito”, explica Dolamito Marques, coordenador de endemias do município.
Dentre essas ações, a equipe aguarda a chegada dos carros fumacês, que deve ser realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. “Tivemos um treinamento para apresentação dos dados com a equipe da Coordenação de Vigilância e controle das Arboviroses do Estado do Maranhão e todos os dados necessários para requerer os carros fumacês nós já realizamos enquanto representantes do município. Neste momento, aguardamos o envio dos veículos pela Secretaria Estadual de Saúde, que detém os veículos e fornecem o inseticida”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de saúde. Os dados epidemiológicos requeridos para que os carros venham para o município já foram oficializados.
Os carros fumacês são uma medida complementar ao que já vem sendo feito, onde os veículos emitem uma “nuvem” com baixas doses de inseticida que elimina maior parte dos mosquitos adultos. A Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando os serviços preventivos nos bairros em parceria com a Superintendência de Limpeza e Urbanização (SLU), aos finais de semana, para recolhimento de lixo domiciliar. Mas a limpeza dos quintais é fundamental para eliminação dos criadouros e efetivamente importante para combater as doenças.
Em reunião nesta segunda-feira (25), o secretário de saúde esteve com representantes da coordenação de endemias, Doenças e Agravos não-transmissíveis – Dants e Epidemiologia para definir a rota estabelecida por locais com maior incidência das doenças e, logo que haja a chegada dos veículos, a equipe realizará a nebulização no município.